Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Arnaldo analisa nova regra de cinco substituições: ‘Isso muda o jogo’

Comentarista acredita que diferença de Flamengo e Palmeiras para os rivais pode aumentar com a nova regra

Fifa autorizou cinco substituições por jogo após a pandemia (Foto: Reprodução/SporTV)
Escrito por

Com a suspensão dos campeonatos no mundo por conta da pandemia do novo coronavírus, a Fifa decidiu implementar uma mudança no jogo para quando o futebol volte a normalidade e permitiu cinco substituições por partidas até 2021. A entidade acredita que irá preservar a saúde dos atletas que terão que terminar a temporada durante o verão europeu. 

A regra não é obrigatória no mundo todo e cabe as autoridades responsáveis pelos campeonatos adotarem ou não. A CBF já sinalizou que deve adotar a nova regra, mas o comentarista Arnaldo Ribeiro não aprova a decisão. No podcast Posse de Bola, ele ressaltou que clubes como Flamengo e Palmeiras podem ter ainda mais vantagem diante dos rivais. 

- A grande novidade, e é uma novidade geral que até a CBF já sinalizou que vai adotar, são as cinco substituições. Isso muda o jogo. E não é exatamente a dinâmica do jogo, "Ah vai parar mais porque vai mexer mais". Também, mas não é crucialmente isso. Muda a quantidade de jogadores utilizados numa mesma partida e as estratégias - afirmou Arnaldo. 

- E aí tem um efeito econômico também, porque quem tem mais reservas bons, vai poder, em tese se beneficiar. Então, aquela questão do elenco que a gente falou que muitas vezes é uma coisa artificial, a gente não consegue deixar palpável, com cinco substituições ela fica mais concreta - completou.