Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

TV portuguesa que colocou Botafogo na Superliga é pioneira na Europa e viralizou em polêmica brasileira

Conheça o revolucionário Canal 11, a primeira emissora inteiramente operada por uma federação da Uefa. Em 2020, lance em Flamengo x Internacional virou debate mundial

Escrito por

Os brasileiros não perdoaram uma TV portuguesa, na última terça-feira, que acabou, equivocadamente, adicionando o Botafogo como um dos principais clubes da Superliga Europeia. A confusão chamou a atenção dos torcedores pela a aleatoriedade. No entanto, a emissora Canal 11, de Portugal, já virou assunto no país em 2020 e é um projeto pioneiro na Europa.

+ Semis definidas! Veja quando PSG, Real, Chelsea e City duelam na Champions

Botafogo na Europa? TV portuguesa comete gafe com clube carioca (Montagem LANCE!)

O Canal 11 é uma emissora televisiva exclusiva de produção da Federação Portuguesa de Futebol, ou seja, é o primeiro canal televisivo operado por uma federação-membro da Uefa. Criada em agosto de 2019, a precoce produção da FPF mantém programação constante todos os dias da semana, por 24h. A iniciativa é nova na Europa e conta com um projeto maior da entidade europeia de dar mais autonomia às federações (recebendo verba na organização).

100% FUTEBOL, 24 HORAS POR DIA

Além da gafe e dos conteúdos inteiramente esportivos, a TV também exibe partidas nacionais e internacionais com colaboradores. Logo no primeiro ano, o canal tornou-se referência na criação conteúdos da FPF, que também inclui a Portugal Football School – uma iniciativa de ensino superior focada totalmente no futebol.

- O Canal 11 tem sido uma ferramenta fundamental para nós. O canal também tem sido uma plataforma para respondermos e criarmos consciencialização sobre assuntos sócio-económicos causados pela Covid-19, não só na família do futebol nacional como também na sociedade portuguesa - disse Pedro Dias, director da FPF, em agosto de 2020, ao portal da Uefa. 

Em seus primeiros 12 meses, a plataforma desenvolvedora da programação contava com cerca de 50 profissionais e mais de 600 transmissões de jogos (entre divisões de base, principal e ligas profissionais), com conteúdo e entrevistas exclusivas com jogadores portugueses famosos, como Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, João Félix e muitos outros.

Rodinei dá pisão em Filipe Luís, no Maracanã (Reprodução/Globo)


FOI PARA VERMELHO? TV OPINOU SOBRE LANCE DUVIDOSO

No Twitter, o perfil do canal já alcançou mais de 40 mil seguidores. Foi exatamente pelas redes sociais que ela acabou viralizando no Brasil. Na reta final do Brasileirão de 2020, o confronto decisivo entre Flamengo e Internacional, pela 37ª rodada, ficou marcado por uma expulsão. O lateral colorado Rodinei levou o cartão vermelho após entrada em Filipe Luís.

A discussão sobre a pena para a infração no atleta rubro-negro na partida dominou as redes sociais. Enquanto uns afirmavam que a entrada foi dura e possível de punição, outros relativizaram o cartão e a falta. O canal 11, e seu grupo especialista em arbitragem, estava transmitindo ao vivo o jogo para os portugueses e defenderam o vermelho,

Na época, por ser um canal oficial da Federação de Portugal, muitos torcedores usaram a opinião dos estrangeiros como referência. A partida acabou em 2 a 1 para o Flamengo, que sagrou-se campeão na última temporada. O

FIM DA SUPERLIGA? ENTENDA A INICIATIVA
Entenda mais sobre o processo de criação da competição. Até o momento, os participantes da nova Liga são Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham, pelo Big Six inglês. Na Espanha, Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid fazem parte da cúpula. Pela Itália, Inter de Milão, Juventus e Milan concluem o grupo. Outros três clubes são aguardados para dar início ao torneio.

O molde do torneio giraria em torno de 20 clubes, dentre os quais 15 são os fundadores. As partidas ocorreriam nos meios de semana e as equipes seguiriam participando de seus campeonatos nacionais, conforme o calendário tradicional. Em um modelo parecido com o da NBA, os grupos seriam divididos em dois, cada um com 10 integrantes, dentre os quais três avançariam diretamente às quartas de final.