Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vice em 2009, Marquinho detalha dia da decisão da Sula contra a LDU

Meia, que não está à disposição do técnico Abel Braga para o jogo desta quinta-feira, afirma que a final do Maracanã e a festa da torcida tricolor "não saem de sua cabeça"

(Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)
Escrito por

O dia 2 de dezembro de 2009 é inesquecível para a torcida tricolor. Uma temporada após conquistar o vice-campeonato da Copa Libertadores, o Fluminense se viu frente a frente com a LDU no Maracanã. Naquela vez, a decisão era da Sul-Americana, mas os equatorianos novamente frustraram milhares de torcedores que compareceram e fizeram linda festa no estádio.

Ao lado de Gum, Marquinho é um dos atletas que fizeram parte da campanha de 2009 que está no atual elenco. E o meia partilha do sentimento da torcida: o vice-campeonato da Sul-Americana, no Maracanã, não sai de sua cabeça.

- Foi um pecado a gente não levar aquele título, mas a experiência de ter estado em campo naquele dia foi única. O final do jogo com a torcida de pé, cantando e aplaudindo foi sensacional. Para o clube, o jogo na sequência, contra o Coritiba, foi mais importante, mas essa partida contra a LDU nunca vai sair da minha cabeça - comentou Marquinho, meio-campo do Fluminense.

Depois de perder por 5 a 1 em Quito, no Estádio Casa Blanca, o Flu, comandado por Cuca e empurrado por mais 69 mil torcedores, venceu por 3 a 0. Faltou um gol para a taça ir para as Laranjeiras. Anos depois, Marquinho relembra a luta do time em campo e as dificuldades que a equipe encontrou contra o rival.

- Foi um jogo muito pesado. Teve briga com juiz, teve briga entre os jogadores e muita discussão. A gente conseguiu o 2 a 0 no primeiro tempo e a torcida estava toda em cima, empurrando a gente. Uma sensação incrível, indescritível. Tanto que no intervalo não fomos para o vestiário, ficamos em campo, depois sentamos no banco de reservas, para permanecer naquele clima. Tentamos de tudo na segunda etapa. O Fred foi expulso e não dá para dizer se com ele em campo conseguiríamos mais gols. A arbitragem também prejudicou demais.

Nesta quinta, o Maracanã volta a ser palco do duelo entre Fluminense e LDU, desta vez pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O meia Marquinho, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito, não está à disposição de Abel Braga, mas será mais um tricolor nas arquibancadas. A última parcial divulgada pelo clube foi de mais de 30 mil ingressos vendidos.

A presença e o apoio da torcida em 2009, antes, durante e depois da final, também são lembradas por Marquinho, que destacou a importância dos torcedores naquela final. O meia relembrou momentos especiais que viveu desde a saída da concentração do clube até o gramado do Maracanã.

- Logo na saída do hotel, a gente estava entrando no ônibus e o Cuca chamou o Diguinho e eu. Nós, juntos com o Ruy, que tinha um banjo, e o Tartá, que fazia o batuque, comandávamos a “bagunça” no fundo do ônibus. O Cuca pediu para a gente fazer muito barulho, brincar bastante, porque estava sentindo o grupo muito tenso e queria que o pessoal relaxasse. E assim foi, todos empolgados, gritando e a gente nem percebeu o trajeto - disse o meia, antes de seguir:

- Quando fomos chegando no Maracanã percebemos aquela multidão nos cercando, fazendo o corredor para o ônibus. Foi muito marcante. Me lembro de ver jogadores chorando de tão emocionante. No caminho para o vestiário colocaram cartazes com mensagens das famílias... Foi tudo muito empolgante.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3X0 LDU


Data-Hora: 02/12/2009, às 21h50
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Emigdio Ruiz (PAR) e Nicolás Yegrós (PAR)

Renda/Público:
R$ 1.409.659,00 / 69.565 presentes (65.822 pagantes)

Cartões Amarelos: Gum, Alan e Mariano (FLU); Campos, Domínguez e Larrea (LDU)
Cartões Vermelhos: Fred (FLU); De La Cruz e Campos (LDU)

Gols: Diguinho (13'/1ºT), Fred (43'/1ºT) e Gum (26'/2ºT)

FLUMINENSE: Rafael, Mariano (Maurício, 43'/2ºT), Dalton, Gum e Marquinho; Diogo (Raphael Augusto, 22'/2ºT), Diguinho e Conca; Adeílson (Ruy, 12'/2ºT), Alan e Fred - Técnico: Cuca

LDU: Domínguez, Norberto Araujo, Espínola e Campos; Reasco, Diego Calderón, William Araújo, Mendez e De La Cruz; Bieler (Bolaños, 43'/2ºT) e Walter Calderón (Larrea, [26'/1ºT e Calle, 38'/2ºT) - Técnico: Jorge Fossati