Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

TJD-RJ indefere pedido, e Fluminense pode receber o troféu da Taça Guanabara se for campeão sábado

Procuradoria havia pedido para a taça não ser entregue antes do julgamento do caso de racismo contra Gabigol, do Flamengo

Fluminense pode ser campeão da Taça Guanabara no sábado (Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC)
Escrito por

O Fluminense vai poder receber o troféu da Taça Guanabara caso seja campeão antecipadamente diante do Resende, neste sábado. A Procuradoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) denunciou o Tricolor pelo caso de racismo contra Gabigol, do Flamengo, e havia entrado com uma medida cautelar pedindo para a Ferj não entregar a taça antes do julgamento. O Flu entra em campo diante do Resende, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 10ª rodada do Campeonato Carioca.

No pedido, a Procuradoria afirmava que o Fluminense poderia ser enquadrado no artigo 243-G do CBJD, que, em caso de condenação, resultaria na perda de três pontos. Na decisão obtida pelo LANCE!, a Dra. Renata Mansur, presidente do TJD-RJ, relembra que o próprio clube tricolor entrou com a ação para apurar o caso contra Gabriel Barbosa.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

"Indene de dúvida que, caso venha a ser condenado por este tribunal o Fluminense Futebol Clube, em denúncia a ser ainda apresentada a esta corte, após o término do inquérito; ainda assim, a pena é incerta e futura. Portanto, não pode esta presidência prever a pena ou antever a culpabilidade da entidade desportiva, apta a ensejar a cassação preliminar de um título que sequer ocorreu", diz o texto.

A decisão destaca que o título de campeão ainda pode ser reversível caso o Fluminense seja condenado, mas o evento esportivo é irreversível.

"Retirar dos torcedores a possibilidade de ver seu time vencer e vibrar na festa pela qual pagaram sem assistir o recebimento da taça, em nome de uma condenação disciplinar futura “em tese”, seria retirar o brilhantismo e a euforia do campeonato. Os clubes e os atletas se esforçam para entregar o melhor espetáculo ao torcedor, à mídia e às famílias e isso não podemos retirar do expectador".

O Fluminense lidera a Taça Guanabara com 24 pontos, quatro a mais que o Flamengo, segundo colocado. Assim, precisa de uma vitória simples para ser o campeão faltando uma rodada de antecedência. Veja os outros cenários.