Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense tem saldo positivo após surto de Covid-19; veja quem ganhou mais chances

Time de Odair Hellmann não perdeu nas três partidas em que teve desfalques e ganhou três posições; Tricolor poderá contar com nove atletas na próxima rodada

Fred foi titular nas três partidas em que o Fluminense estava desfalcado (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Escrito por

A maratona de partidas desde o retorno das competições após a paralisação impôs uma série de dificuldades para os times. Uma das maiores tem sido lidar com desfalques em uma sequência tão dura. No Fluminense, além das lesões, o técnico Odair Hellmann também precisou superar um cenário ainda mais complicado. Em dez dias, realizou três jogos com dez desfalques causados por um surto de Covid-19 dentro do elenco tricolor. No entanto, o saldo foi positivo, com duas vitórias, um empate e nove gols marcados.


Alguns nomes importantes ficaram fora da equipe. Entre os que eram titulares e testaram positivo no dia 26 de setembro, Calegari, Luccas Claro e Luiz Henrique. Dos, até então, reservas, André, Marcos Paulo, Martinelli, Nascimento e Luan. Posteriormente, no dia 30, Paulo Henrique Ganso foi mais um a entrar na lista de baixas. Ele ainda entrou no jogo contra o Coritiba, vencido por 4 a 0 pelo Flu, mas perdeu as duas partidas seguintes e ainda não estará disponível contra o Bahia, no domingo, pela 15ª rodada.

O que sofreu mais alterações durante essas rodadas foi o banco de reservas. Nomes como Wisney, Daniel, Christian - que ganharam oportunidades -, Higor e Denilson foram novidades. Todos foram puxados do sub-23 para completar a lista de suplentes. No time titular, os maiores beneficiados foram Fred e Danilo Barcelos. Os dois não vinham sendo titulares, mas começaram as três partidas e devem permanecer nas posições. No caso do lateral, ele desbancou Egídio, que foi para a reserva. Já o atacante, enfim, ganha a sequência no time.

Outros que apareceram com frequência nas escolhas iniciais de Odair foram Igor Julião, reserva imediato de Calegari e que oscilou, mas não foi tão mal, e Fernando Pacheco. O peruano ganhou a vaga após a lesão de Wellington Silva, mas ainda não aproveitou a oportunidade. Contra o Goiás, deu lugar a Caio Paulista, que entrou e deu a assistência para Fred marcar. Nomes como Nenê, Michel Araújo, Dodi e Hudson seguiram sem maiores alterações na equipe.

A zaga é um dos setores que mais sofrem alterações nesta temporada. Nino retomou a vaga de titular com a lesão de Digão. O veterano retornou a tempo de substituir Matheus Ferraz, que iniciou contra Coritiba e Botafogo, mas se machucou. Dentre os reservas, Felippe Cardoso já vinha sendo testado por Odair e seguiu entrando em todas as partidas. Yago Felipe é outro atleta frequentemente acionado pelo treinador e presença constante na segunda etapa, mas foi escolhido para iniciar contra o Goiás pela suspensão de Michel Araújo. Caio Paulista entrou em duas partidas, ambas após a lesão de Wellington Silva.

Antes dos três jogos, o Fluminense era o nono colocado no Campeonato Brasileiro, recém eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO e apenas o 11º melhor ataque da competição. Agora, é o sexto e tem o segundo melohor ataque, atrás apenas do líder Atlético-MG. Ao mesmo tempo que cabe citar a fragilidade de três adversários que brigam contra o rebaixamento, também é preciso observar o impacto dos desfalques.

O Fluminense volta a campo no domingo, pela 15ª rodada do Brasileirão e recebe o Bahia, no Maracanã. Para este jogo, às 16h, Odair Hellmann terá nove atletas recuperados da Covid-19 de volta. O único que fica fora é Ganso, que completa o período de quarentena apenas na sexta-feira e teria pouco tempo para retornar aos treinos. Michel Araújo volta de suspensão, enquanto Matheus Ferraz, com dores na coxa esquerda, Wellington Silva, com lesão na coxa esquerda, e Yuri, ainda em transição para o campo, continuam fora.