Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Juventude e força mental: as apostas do Flu para a decisão da Taça Rio

Lesão de Fred forçou o retorno de Evanilson e Marcos Paulo ao ataque Tricolor, que também conta com a experiência e o talento do meia Nenê no duelo decisivo

Marcos Paulo e Evanilson devem retornar ao time titular (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Escrito por

"Não existe time imbatível no Brasil nem no mundo". A frase dita por Nenê, durante coletiva de imprensa, na véspera da decisão da Taça Rio dá o tom dos bastidores do Fluminense para o duelo contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã. Com Fred lesionado, o sistema de ataque da equipe terá a volta dos jovens formados em Xerém, Evanílson e Marcos Paulo. Além de novo fôlego com os garotos, o Tricolor conta com a inteligência emocional para levar a melhor no duelo. 

– A gente tem que ser mentalmente mais inteligente. Saber a hora certa de ficar com a bola e a hora de jogar a bola mais em profundidade. Sabemos que fisicamente eles estão melhores que a gente. É uma questão de mentalidade e vamos ter que fazer valer dentro de campo essa força mental, confiar na nossa qualidade, na nossa união. A pressão, realmente, é muito grande e eles são favoritos. A nós cabe demonstrar que dentro de campo é diferente, tudo pode acontecer. São 11 contra 11. Devemos focar no que podemos fazer em relação a esse jogo para conquistar a Taça Rio, que é o nosso objetivo – analisou Nenê.

Apesar da experiência e do status de ídolo incontestável de Fred, a lesão que forçou mudanças de última hora pode terminar sendo benéfica para o Flu. A entrada das crias de Xerém, no segundo tempo contra da semifinal contra Botafogo, fez o time ganhar em velocidade e criar mais oportunidades. 

O centroavante Evanílson, de 20 anos, provável escolhido para a vaga deixada em aberto tem características que favorecem um jogo com mais profundidade e velocidade. Atuando no profissional desde a reta final do Brasileiro do ano passado, ele também ganha pontos pelo entrosamento maior com os companheiros.

Fred, por outro lado, é mais acionado para fazer o pivô e para desafogar a equipe em momentos de sufoco, mantendo a posse de bola na frente. O camisa 9 também é conhecido por sempre levar perigo nas bolas alçadas na área.

O curto período de tempo treinando com o grupo, no entanto, resultou em um desempenho abaixo do esperado em campo. Entre torcedores e analistas já começa a se questionar se não houve uma dose de precipitação em promover a estreia do ídolo neste retorno tumultuado do Campeonato Carioca.

Esperança em Nenê

Os desafios da equipe de Odair Hellmann contra o Rubro-Negro são grandes. Conhecido pela qualidade técnica e organização tática, o Flamengo começou a treinar quase um mês antes e chega para partida com um melhor condicionamento físico.

A esperança tricolor passa pelo talento de Nenê, artilheiro da equipe na temporada e o nome da criação no meio-campo. Para ele, não errar passes será fundamental.

– Não podemos errar o passe nessa primeira pressão deles. Temos que acertar o passe e ter a tranquilidade de ficar com a bola, dar passes rápidos e sair logo dessa pressão. Depois disso temos que fazer eles também correrem e terem dificuldade para recuperar a bola. Também temos que ter o cuidado de não tomar contra-ataque que, para mim, é grande arma do time deles –disse Nenê. 

As duas equipes se enfrentam no Maracanã, ás 21h30. Como mandante sorteado pela Ferj, o Flu informou que vai transmitir a partida pela FluTV, canal oficial do clube no YouTube. O Tricolor precisa vencer para garantir a conquista do segundo turno e forçar mais dois jogos contra o Flamengo para decidir o título estadual. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis.

Um triunfo do Rubro-Negro garante o título Carioca de 2020 antecipado. O clube da Gávea já venceu a Taça Guanabara e terminou com a melhor classificação geral dos dois turnos, o que garante a conquista, conformo o regulamento.