Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com proposta do Fluminense, Felipe Melo pode oferecer versatilidade e liderança ao elenco tricolor

Jogador atua como volante e zagueiro, e foi um dos líderes da equipe do Palmeiras em conquistas. Lesões e idade preocupam parte da torcida

Felipe Melo está com o contrato perto do fim com o Palmeiras (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

Nesta semana, o Fluminense iniciou as negociações para os reforços da próxima temporada. Entre os candidatos a vestirem a camisa tricolor, Felipe Melo chama a atenção. Na última quinta, o clube encaminhou uma proposta ao volante de 38 anos, que está com o contrato perto do fim com o Palmeiras. Bicampeão da Libertadores e multicampeão, o jogador tem a marca da versatilidade em campo, além do espírito de liderança e experiência em competições de alto nível. 

Felipe Melo começou sua carreira em 2001, no Flamengo, e em pouco tempo foi atuar na Europa. Entre Espanha, Itália, Turquia, Palmeiras e Seleção Brasileira, o atleta construiu uma reputação por ser frequentemente expulso de campo. Na Copa de 2010, foi expulso na eliminação para a Holanda e não teve outras oportunidades de vestir a amarelinha. Contudo, a carreira do camisa 30 não se limita às polêmicas dentro e fora de campo, já que ele tem qualidade e um currículo repleto de títulos.

VOLANTE E ZAGUEIRO
​Uma das principais marcas de Felipe é a capacidade de apresentar bom desempenho em duas funções distintas. Na última temporada, o jogador passou a maior parte do ano como zagueiro, mas atuou em apenas 15 jogos do Brasileiro. Durante a competição, venceu a maior parte dos duelos terrestres e aéreos, além de ter a média de 1.6 interceptações por jogo. Os dados são do site SofaScore. 

No final da temporada de 2020, voltou à posição original de volante e seguiu apresentando bons números. Em 2021, o jogador completou 44 jogos entre Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores. Neste período, fechou o meio-campo palmeirense e foi um dos pilares do time.

LIDERANÇA 
​Desde 2017 no Palmeiras, Felipe Melo acumulou títulos e experiência no futebol nacional. O volante liderou a equipe na conquista do Brasileiro de 2018, da Copa do Brasil de 2020, além das duas últimas edições da Libertadores. Apesar do temperamento, o capitão do time paulista orientou a equipe na disputa de competições de alto nível. Na derrota para o Fluminense, neste Brasileiro, foi o principal intermediário entre o elenco visitante e a arbitragem.

LESÕES
Ainda que Felipe seja um jogador capaz de agregar ao grupo do Fluminense, a idade avançada e lesões preocupam parte da torcida. No Brasileiro 2020, o camisa 30 fraturou o tornozelo e teve recuperação lenta. Nesta temporada, uma lesão no joelho quase o impediu de atuar na final da Libertadores, mas acabou entrando em campo no segundo tempo. O mesmo ocorreu no jogo contra o Tricolor, em que o atleta iniciou a partida, mas não conseguiu completar os 90 minutos.

> Confira a classificação da Série A do Brasileiro

De olho na Libertadores 2022, a diretoria tricolor vê em Felipe Melo uma figura que pode balancear o elenco, composto em grande parte por jovens criados na base de Xerém, como o caso do volante André. Contudo, o Fluminense ainda disputa com o Internacional a transferência do jogador que, se sobra em talento, preocupa pela questão física. Ainda assim, o volante tem potencial para agregar ao grupo, que busca alçar voos maiores.