Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem Ganso, Fluminense pensa em alternativas para não comprometer a criação contra o Vila Nova

Ganso sofreu uma lesão muscular posterior na coxa direita e está fora por tempo indeterminado; Volantes, meia ou atacante podem substituir o camisa 10 no duelo

Fluminense tem opções para substituir Ganso no banco de reservas (FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC)
Escrito por

O Tricolor tem mais uma luta por classificação nesta quarta-feira, mas terá que superar um obstáculo de última hora. O Fluminense enfrenta o Vila Nova, às 21h30, no Serra Dourada, pela terceira fase da Copa do Brasil. Ganso, que conquistou a titularidade em 2022 pela boa fase, não estará presente no duelo porque sofreu uma lesão no empate com o Palmeiras, pelo Brasileirão. Assim, Diniz precisará encontrar em outros jogadores características parecidas com as do camisa 10 para não comprometer a dinâmica do setor ofensivo. Veja algumas opções. 

NATHAN
O nome mais provável para assumir o lugar de Ganso é Nathan. O camisa 13 chegou nesta temporada, e até a chegada de Diniz teve poucas chances de atuar. Nos poucos momentos em que entrou em campo, sob o comando de Abel Braga, o jogador deixou a desejar. 

Contudo, o novo técnico escalou Nathan com o camisa 10, e a oportunidade foi correspondida. Mesmo após a saída de Ganso, na última partida, ele cumpriu a função de criar oportunidades para os atacantes arriscarem finalizações. No duelo, teve 87% de acerto nos passes, acertou um cruzamento, duas bolas longas, e ainda ofereceu perigo na área adversária. Os dados são do "SofaScore". 

JHON ARIAS
​Outra opção é Jhon Arias. Meia de origem, o jogador chegou no Fluminense na última temporada, e foi utilizado na posição em alguns jogos da reta final do Brasileirão. Porém, foi na ponta esquerda que o colombiano desencantou. Em 2022, o camisa 21 começou bem no Carioca e também fez a diferença nas partidas da Libertadores e Sul-Americana. O jogador marcou seis gols e três assistências até agora. 

Na partida de ida contra o Vila Nova, Arias entrou novamente como meia-atacante. Apesar da atuação segura, não se destacou e deixou a sensação de que o setor ofensivo é seu lugar ideal no gramado. Porém, a familiaridade do jogador com a posição é maior se comparada a de outros atletas do elenco. No jogo contra o Unión Santa Fe-ARG, sofreu com dores no tornozelo e foi poupado nas últimas rodadas, mas voltou a ser relacionado e está à disposição. 

NONATO
​Embora seja volante, Nonato é mais um que pode ser aproveitado na função. O jogador vive boa fase na temporada e até agora fez três gols e deu três assistências, números consistentes para quem atua mais atrás no campo. Ele também já atuou como meia, e no início do ano foi destaque no banco de reservas. Ainda assim, a escolha poderia limitar as substituições de Fernando Diniz para a função que exerce no Flu. 

MARTINELLI
​Ao contrário dos demais, Martinelli faz uma temporada abaixo do desempenho que apresentou no ano passado. Sem o esquema de três volantes, o jogador perdeu espaço na equipe principal. Ainda assim, participou de 21 jogos e marcou um gol na conquista da Taça Guanabara sobre o Resende. 

Veja a classificação da Série A do Brasileirão

YAGO FELIPE
​Assim como Martinelli, Yago Felipe é primeiro volante, e já atuou na posição. Apesar de transmitir confiança no meio-campo, o perfil do jogador mostra que ele se destaca mais se dedicado às interceptações e desarmes do que auxiliar na transição ofensiva. Contudo, o camisa 20 foi o que mais deu assistências nesta temporada: três no Carioca, uma na Libertadores e uma na Sul-Americana. Desta forma, pode vir a ter uma atuação positiva no lugar de Ganso. 

A decisão contra o Vila Nova ainda está em aberto, uma vez que o placar no Maracanã terminou em 3 a 2 para o Tricolor. Assim, a reposição de Ganso se torna ainda mais complicada, e exige uma resposta imediata. De qualquer forma, Diniz terá a missão de reorganizar o time sem uma peça central para as transições, mas conta com a sua capacidade de recuperar atletas.