Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Resultados e critérios de desempate: o que o Fluminense precisa fazer para avançar na Libertadores

Tricolor jogará a vida na competição diante do River Plate, na Argentina, nesta terça-feira, e precisa vencer para não depender de ninguém

Última vitória do Fluminense foi contra o Santa Fe, no Maracanã (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Escrito por

O Fluminense está preparado para jogar a vida na Libertadores. Nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), no Estádio Monumental de Nuñez, o Tricolor visitará o River Plate (ARG) para definir as duas vagas às oitavas de final da competição e tem uma missão ingrata. O time de Roger Machado vem de duas derrotas consecutivas, a primeira contra o Junior Barranquilla (COL) e a segunda na final do Campeonato Carioca diante do Flamengo, e precisa se recuperar. Veja os cenários a seguir.

Veja como está a tabela da Libertadores

O Grupo D da Libertadores atualmente tem o River Plate como líder, com nove pontos e dois gols de saldo. O Fluminense vem em segundo, com oito pontos e um no saldo. O Junior Barranquilla (COL) é o terceiro, com seis pontos e 0 de saldo. O Independiente Santa Fe (COL), já eliminado até da Sul-Americana, tem dois pontos e -3 de saldo.

​VITÓRIA DO FLUMINENSE

O Fluminense se classifica em primeiro lugar no Grupo D, com 11 pontos, ultrapassando o River, que ficaria com 9, em segundo. Neste caso, os argentinos torcem por um tropeço do Junior Barranquilla para não correr riscos, já que, em caso de vitória, também chegaria aos 9 pontos e a definição ficaria pelo saldo de gols. Vale lembrar que quem termina na liderança tem também a vantagem de decidir em casa nas oitavas de final.

EMPATE DO FLUMINENSE

Este cenário é o que precisará de mais contas. O Fluminense chegaria aos 9 pontos e o River iria a 10. Para pegar a segunda vaga, o Tricolor precisaria torcer para que o Junior perca ou empate com o Santa Fe. Caso o time de Barranquilla vença, empatam com os brasileiros com 9 pontos. O primeiro critério de desempate é o saldo de gols. O Flu tem 1 atualmente, enquanto os colombianos tem 0.

Se o Junior vencer pela diferença mínima e o saldo também ficar igual, o segundo critério é de gols marcados. O Fluminense tem 7 contra 6 dos colombianos. Se tudo isso seguir igualado, o terceiro critério são os gols marcados fora de casa e atualmente cada um fez três como visitante. Como ambos atuam longe de seus domínios, não há chances de a definição precisar ser feita pelo quarto e último critério, a posição no ranking de clubes da Conmebol de fevereiro de 2021.

DERROTA DO FLUMINENSE

Deste jeito, o Fluminense permaneceria com 8 pontos e só se classificaria se o Junior Barranquilla perdesse ou empatasse com o Santa Fe.

Vale lembrar que entre o Flu, River e Junior, aquele que não se classificar para as oitavas de final irá para a Sul-Americana, já que o Santa Fe não tem mais chances. O clássico entre os colombianos, inclusive, será disputado em Ambato, no Equador, cidade a 2.500 metros de altitude. Bogotá, onde o Santa Fe atua normalmente, tem 2.650 metros, enquanto Barranquilla fica no nível do mar.

Depois da Libertadores, o Fluminense começará a pensar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O primeiro começa no sábado, fora de casa, contra o São Paulo, enquanto o segundo terá o jogo de ida na terça-feira, dia 1, diante do Red Bull Bragantino, no Maracanã.