O futebol talvez seja o esporte mais difícil para se explicar certos resultados. A zebra não é tão incomum de acontecer. Times que não são considerados favoritos ou que vivem momentos complicados vira e mexe vencem jogos contra equipes que já estão mais prontas e vivem uma fase melhor. Atravessando um inferno astral no segundo turno do Campeonato Brasileiro, onde tem a pior campanha (sete derrotas e um empate), o Fluminense vê na Copa do Brasil uma grande oportunidade para virar a chave e retomar a confiança.
– Temos que saber discernir as competições e os momentos. Não podemos ir para cima do Grêmio pensando que temos que ganhar a qualquer custo e oferecer o jogo para a equipe deles. A confiança vem com sequência de vitórias, mas temos que ter calma. São campeonatos diferentes, objetivos também – explica o goleiro Diego Cavalieri, que pede um Fluminense intelegiente e cauteloso diante do Grêmio, nesta quarta-feira, no Maracanã:
– Temos que ter sabedoria. É um jogo onde temos que ter muita inteligência. É um jogo importante. Não podemos oferecer condições para o adversário fazer gol. Os primeiros 90 minutos aqui serão fundamentais para buscarmos essa classificação.
Quem também espera que a maré ruim mude é o atacante Fred. Capitão e principal referência do time, o camisa 9 não marca há um mês, mais ou menos o mesmo tempo em que o time está sem vencer. Ele pediu o apoio da torcida para comparecer ao Maracanã e empurrar o time em uma outra competição.
– A coisa mais importante nesse momento é juntar os pedaços, todo mundo junto, principalmente a nossa torcida. Quando lota o Maracanã e apoia. Nossa torcida é apaixonada e agora é hora de mostrar que estamos unidos. Em 2009 era muito pior, e os torcedores foram fundamentais. O que pedimos, humildemente, é que todos deem a mão e caminhem num só ritmo. Temos que fazer de tudo porque a cada dia, a cada rodada piora cada vez mais. Que durante os 90 minutos nos deem as mãos.
Para renovar o ânimo desta mesma torcida, é bom o Tricolor conseguir uma vitória para retomar a confiança e voltar também a vencer no Campeonato Brasileiro, afinal, a distância para a zona de rebaixamento é de apenas três pontos.