Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O que o retorno de Fred pode significar para o Fluminense em 2020

Aumento de receitas, confiança da torcida, entre outros: ídolo de volta às Laranjeiras pode mudar ano difícil para o Tricolor causado pela pandemia da COVID-19

(Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.)
Escrito por

O Fluminense vive nos últimos meses a expectativa pelo retorno do atacante Fred ao clube. Um dos grandes ídolos da torcida, o jogador está cada vez mais próximo de vestir a camisa tricolor mais uma vez e trará junto a ele uma série de mudanças dentro do clube. Em um ano mais complicado por conta da pandemia do novo coronavírus, o camisa 9 pode representar uma mudança financeira importante, tanto para o positivo quanto para o negativo, além de bombar o setor de marketing e o mais importante: aumentar a qualidade técnica do time.

Neste último fator, a diretoria entende que o elenco está bem servido. A ideia com Fred, portanto, é elevar a qualidade do ataque e cumprir um antigo sonho e promessa de campanha do presidente Mário Bittencourt. Atualmente, o artilheiro do Flu é Nenê, com nove gols. Marcos Paulo e Evanilson aparecem em seguida, com cinco cada. Para o ataque, seja como referência ou pelos lados, o técnico Odair Hellmann conta com 10 opções. São eles Caio Paulista, Fernando Pacheco, Lucas Barcelos, Marcos Paulo, Matheus Alessandro, Pablo Dyego, Wellington Silva, Evanilson, Felippe Cardoso e Matheus Pato.

Na parte financeira, o único fator que pode pesar contra é o valor salarial. Isso, porém, está sendo minuciosamente discutido para que não seja algo além do que o clube pode pagar. Fred está ciente da limitação neste sentido, mas deseja o retorno mesmo assim, facilitando o processo de negociação. Um item já está definido: o tempo de contrato, até o fim de 2022, quando o atacante teria 39 anos.

Aí entra um novo fator positivo para a contratação. Mário Bittencourt tem em mente a possibilidade de Fred continuar no Fluminense mesmo depois da aposentadoria, aproveitando o vínculo afetivo entre as partes. O camisa 9 já manifestou a vontade de continuar no futebol após pendurar as chuteiras e esse seria mais um incentivo para o acerto.

Marketing e aumento de receitas

A pandemia da COVID-19 atrapalhou a votação do orçamento de 2020 do Fluminense. O clube vai refazer os valores, reajustando para o atual cenário. A contratação de Fred entrará nesta conta. A chegada de um ídolo do porte do atacante movimenta mais do que somente dentro das quatro linhas. A venda de camisas será naturalmente ampliada, assim como há a possibilidade de maior público nos estádios quando a rotina retornar à normalidade. 

O sócio-torcedor, que já vem ganhando mais adeptos recentemente, também deve melhorar. Mais engajamento da torcida, mais receitas, e, assim, Fred se torna um ótimo ativo para o marketing do clube. Portanto, mesmo que ainda não haja previsão sobre o retorno das partidas neste momento, o 2020 do Fluminense pode acabar com uma previsão um pouco melhor por conta da chegada do jogador.

Mesmo no meio da crise causada pelo coronavírus, o Fluminense conseguiu importantes liberações de receitas para reduzir os impactos neste momento. Na última quarta-feira, o clube pagou uma parte dos salários em aberto e se planeja para acertar os débitos o quanto antes. Agora, os jogadores tem 25% do mês de março em aberto por conta da redução dos salários acordada, enquanto os funcionários ainda precisam receber 60%. Abril venceu nesta quinta. Os direitos de imagem de alguns dos atletas que têm direito a esse valor não são pagos desde dezembro de 2019.