Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Procurador do TJD-RJ denuncia Flu, que pode ser excluído do Carioca

André Valentim enquadrou o Tricolor no artigo 231 do CBJD, pelo clube ter procurado o judiciário comum antes de esgotar as instâncias desportivas no caso do setor sul<br>

Fluminense foi vice-campeão da Taça Guanabara (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Escrito por

A final da Taça Guanabara acabou dentro de campo com a vitória do Vasco, mas ainda está longe de terminar nos bastidores. Nesta segunda-feira, o Fluminense foi denunciado por André Valentim, procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), e pode ser excluído do atual Campeonato Carioca.

A notícia foi divulgada primeiramente pelo "UOL" e confirmada pelo LANCE!. O procurador-geral denunciou o Fluminense no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz respeito a um clube procurar a Justiça Comum antes da Desportiva, como o Tricolor fez no sábado antes do jogo, com uma liminar que proibia a entrada de torcedores no Maracanã.

André Valentim confirmou à reportagem que, se a denúncia for acolhida, o Fluminense será excluído apenas desse Campeonato Carioca, como a lei indica, e não sofrerá o mesmo risco para torneios futuros. Na mesma denúncia, o procurador-geral pediu uma liminar para a suspensão preventiva - o que foi indeferido pouco depois pelo presidente do TJD/RJ, Marcelo Jucá (confira íntegra da decisão abaixo).

Além do clube em si, o presidente Pedro Abad foi denunciado pelo mesmo procurador-geral, sendo enquadrado dentro do artigo 243-D do CBJD, que diz respeito à incitação pública de ódio ou violência. Ao LANCE!, André Valentim explicou que buscou o TJD-RJ após a entrevista do presidente na sede das Laranjeiras, quando o mesmo convocou os torcedores "para a guerra".

Se condenado, o mandatário pode ficar afastado de um a dois anos do futebol. A expectativa para o julgamento das denúncias é de cerca de um mês e o Fluminense poderá recorrer.

*Atualizada às 18h07