Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Perto de completar três meses no comando, Marcão vive cobranças no Fluminense; veja os números

Treinador vai para o 19º jogo na atual temporada pelo Tricolor e tem sido pressionado pela torcida na reta final do Campeonato Brasileiro

Fluminense vem de derrota para o Grêmio na última rodada do Brasileirão (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Escrito por

Desequilibrado ao longo de toda temporada, o Fluminense vive, talvez, seu momento mais irregular. Com atuações ruins, lesões e pressão por parte da torcida, que retornou ao estádio, o Tricolor se esforça para melhorar o rendimento e seguir na briga por uma vaga na próxima Libertadores. Um dos mais questionados pela má fase é o técnico Marcão. No próximo dia 21 ele completa três meses no comando da equipe, mas desde então não teve os resultados esperados.

Em 18 jogos até o momento, Marcão soma sete vitórias, quatro empates e sete derrotas. São 18 gols marcados e também 18 sofridos. A melhor atuação, sem dúvidas, foi na vitória imponente de 3 a 1 sobre o Flamengo, no fim de outubro. Entretanto, esta talvez tenha sido a atuação mais consistente em meses. O Flu do atual treinador até começou bem ao fazer jogo parelho com o Atlético-MG, líder do Brasileirão, mas acabou eliminado da Copa do Brasil também pelo Galo e foi deixando pontos pelo caminho por erros bobos.

Veja a tabela do Brasileirão

​Desde o retorno do público aos estádios, Marcão teve seu nome gritado antes das partidas e parece contar com certa tolerância, mas nas redes sociais a cobrança segue. No Maracanã, o Flu teve duas vitórias, uma derrota e um empate à frente de sua torcida. A campanha como mandante em todo Brasileirão deixa a desejar, sendo apenas a sétima melhor da competição. São sete triunfos, cinco empates e três derrotas.

- O Marcão conhece o elenco muito bem, pegou várias passagens de técnicos e viu diferentes formas de trabalho. Claro que o torcedor no momento que está insatisfeito faz críticas, mas vale ressaltar que em outros momentos ele fez excelentes trabalhos, ajudou muito a equipe. No futebol não podemos falar do passado, mas do presente. Ele está buscando soluções. Não adianta falar que a culpa é do Marcão, porque não é, e sim de todos que estão no Fluminense - avaliou o lateral-esquerdo Marlon em entrevista coletiva.

Com base nos números do "Footstats", com Marcão no comando em jogos do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem uma média de 358,6 passes certos, 37,1 errados, além de apenas 3,8 finalizações no alvo e 7,5 para fora. Soma-se a isso os 16,75 desarmes por partida e 1,06 como média de gol marcado por confronto.

- Cabe ao Marcão e aos jogadores melhorarem, ao clube ter o entendimento que as coisas não estão boas, mas também não estão completamente ruins. Estamos vendo equipes com maior orçamento e jogadores de nome que não estão fazendo uma temporada melhor que a nossa. Nesse clube tem qualidade, um treinador que conhece os jogadores, sabe como funciona o Fluminense e tem ambição de vencer. Acredito muito que o Marcão está no caminho certo - completou Marlon.

Sem margem para erros e vendo as chances de G6 caírem, o Fluminense está em oitavo lugar, com 42 pontos. O Internacional é o sétimo, com 44, enquanto o Corinthians ocupa a sexta posição, com 47. Athletico-PR, nono, e América-MG, décimo, por exemplo, estão com 41, o que deixa o Tricolor com ainda mais necessidade de vencer. No próximo domingo, o Flu volta a entrar em campo, desta vez diante do Palmeiras, às 18h15, no Maracanã, pela 32ª rodada.