Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Oswaldo se apega a experiência, foca na defesa e está pronto para reestreia

Aos 68 anos, treinador inicia contra o Corinthians a sua terceira passagem pelo Fluminense. Vaga na semifinal pode representar um recomeço na carreira, iniciada 20 anos atrás

Determinado, Oswaldo de Oliveira chegou ao Flu cercado por muita desconfiança (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)
Escrito por

Nesta quinta-feira, Oswaldo de Oliveira faz a sua estreia no comando do Fluminense, iniciando efetivamente a sua terceira passagem pelo Tricolor. O adversário é o Corinthians, clube em que começou a sua trajetória como técnico, em 1999. Vinte anos depois, o experiente treinador quer mostrar novamente o seu valor, conquistando a vaga para a semifinal da Copa Sul-Americana. A bola rola às 21h30 com transmissão em tempo real no LANCE!.

Para se classificar, o Fluminense precisa de uma vitória. Derrota ou empate com gols, o Corinthians avança. Caso termine em 0 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Portanto, é necessário vencer, porém com cautela para não levar gols. Por isso, desde que assumiu o comando do time, das mãos do auxiliar técnico Marcão, que comandou a equipe no primeiro jogo, Oswaldo de Oliveira priorizou o sistema defensivo, que tem sido o ponto fraco do Tricolor desde o início do ano. Mesmo com poucos treinamentos, o meia Nenê afirmou que a filosofia do treinador está sendo implementada.

- É pouco tempo, mas ele demonstrou a vontade que está de ajudar o nosso time. Ele disse para confiarmos no trabalho dele, continuarmos com as coisas boas que estávamos fazendo com o Diniz nesses oito meses, que é a nossa parte com a bola, ofensivamente. Vamos continuar as coisas boas que o Diniz deixou e confiar no que o Oswaldo está implementando, da sua filosofia, principalmente com estar mais protegido defensivamente. É achar esse equilíbrio, que é o primordial que ele quis frisar. Está todo mundo junto nessa caminhada.

TABELA

Confira os confrontos da semifinal da Copa Sul-Americana

Além de ajeitar a defesa, Oswaldo de Oliveira vai contar com a experiência ao seu lado no confronto decisivo. Digão está de volta após se recuperar das dores na panturrilha, que fizeram o zagueiro desfalcar o time nos últimos dois compromissos. Com o retorno do capitão, Frazan vai para o banco. A maturidade também vai estar presente no ataque, já que Nenê está confirmado como titular, na vaga de João Pedro. Yony, que foi poupado das atividades da semana, vai ser a referência ofensiva.

Com o sistema defensivo ajeitado e jogadores acostumados a grandes jogos, o treinador ainda vai ter um trunfo importante nesse reencontro com o Maracanã. O estádio estará pulsando a favor do Fluminense já que mais de 45 mil ingressos foram vendidos, o maior público tricolor na temporada. Se não bastasse todos os argumentos, Oswaldo de Oliveira também conta com um histórico positivo em estreias. Nesta década, quando iniciou trabalhos, venceu sob o comando do Atlético-MG (2017), Corinthians (2016), Flamengo (2015), Palmeiras (2015) e Santos (2014), empatando com Botafogo (2012) e perdendo apenas com o Sport (2016).