Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No Dia da Consciência Negra, Fluminense lança web série: ‘Herdeiros de Chico Guanabara’

O primeiro episódio vai ao ar às 20h, na FluTV. Dividida em 12 capítulos, a produção pretende mostrar a história do primeiro torcedor de futebol do Brasil, no século XX

Fluminense lança oficialmente a web série: 'Herdeiros de Chico Guanabara'  (Divulgação/Fluminense)
Escrito por

No Dia da Consciência Negra, o Fluminense anunciou o lançamento do primeiro episódio da web série “Herdeiros de Chico Guanabara”, que vai ao ar às 20h, na FluTV.  Dividida em 12 capítulos, a produção pretende aprofundar a história do primeiro torcedor de futebol do Brasil, no início do século XX: Chico Guanabara.


Os episódios serão lançados mensalmente, nos dias 20 de cada mês, até outubro de 2022. A história de Chico Guanabara nasceu em um contexto sócio-histórico em que o futebol lera um esporte frequentado pela elite do Rio de Janeiro. No entanto, Chico, negro, favelado e capoeirista, construiu o “modo de torcer” de maneira singular.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro 


Dessa forma, a série pretende navegar não só pela história do personagem, como por temáticas e nomes que fizeram a história do Fluminense. De Escurinho a Didi, de Cartola a Washington e Assis e de Jovelina Pérola Negra a Waldo. A produção também pretende discutir o racismo estrutural e suas implicações nos corpos negros, a Belle Époque e o uso do pó de arroz, a profissionalização do futebol brasileiro, entre outros temas importantes.

+ Resistência na elite, Marcão prega: 'Se alguém for racista, quem estiver em volta não pode mais tolerar isso'

Além disso, trará a vilanização do Fluminense no contexto da “democracia racial”, a cultura popular e sua relação com Laranjeiras, as torcidas associativas e suas práticas de sociabilidade, os ídolos negros e, por fim, o Fluminense como time de todos e de todas.

Temáticas importantes que mostram que o futebol é muito que apenas um esporte e reflete aspectos da sociedade que necessitam ser discutidos diariamente em busca de um mundo mais justo e igualitário.