Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Meta de ‘ganhar tudo’, conversa com Yago e início tardio no futebol: David Duarte é apresentado no Fluminense

Zagueiro acredita que camisa não vai pesar, fala em 'sonho realizado' ao chegar no Tricolor e admite que queria transferência antes

David Duarte treina com o elenco do Fluminense no CT Carlos Castilho (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Escrito por

No começo de 2021 houve conversas, mas a transferência de David Duarte para o Fluminense aconteceu apenas em janeiro. Na primeira entrevista coletiva no CT Carlos Castilho, o zagueiro riu ao admitir o nervosismo e disse que gostaria de ter chegado antes ao Tricolor. Na época, o Goiás escolheu não liberá-lo por menos de R$ 4,5 milhões, mas o Flu decidiu não fazer o investimento e aguardar o término do contrato.

- Com certeza minha vontade no início do ano era vir para cá, disputar a Libertadores. Estar em um time como o Fluminense é um desejo de cada jogador. Mas tudo tem seu tempo. Não abaixei a cabeça e continuei trabalhando para que o clube ainda me quisesse aqui. Fiz uma grande temporada no Goiás e agora cheguei. É um sonho realizado, não só meu mas de muitas pessoas que conviveram comigo. A diferença de clubes existe. O Goiás é grande, mas não tem comparação. Sempre sonhei com isso, mas me sinto preparado. Quero jogar Libertadores, Copa do Brasil, tudo. Acredito que não tem problema a competição e o peso da camisa - disse o jogador.

Antes de chegar ao Flu, David Duarte admitiu ter conversado com o volante Yago Felipe, com quem atuou junto no Goiás. Revelado pelo clube goiano, ele começou tarde no futebol. Aos 26 anos, porém, chega a um grande clube e espera corresponder à altura.

- O Fluminense tem esse poder de venda, de revelar grandes atletas aqui. Conversei com o Yago Felipe antes de vir, jogamos juntos em 2019. Ele disse que foi a melhor decisão que tomei vir para o Flu. Sei disso, espero que aconteça o mesmo comigo, jogar e me tornar um ídolo. É um sonho estar aqui. Muita gente não sabe o que passamos. Eu não tive base, cheguei ao Goiás com 18 anos já e desacreditado. Querendo ou não, com 17 anos já tem atletas no profissional e eu ainda estava atrás de clube. Mas as coisas aconteceram rápido. Com 19 subi para o time principal e acabei tendo um período bom. Hoje sou abençoado por vestir essa camisa - afirmou.

O contrato com o Fluminense é de quatro anos. O zagueiro foi revelado pelo Goiás em 2015 e conquistou o Estadual em quatro oportunidades. Ao longo dos últimos anos, ele vinha sendo um dos grandes destaques do time goiano e na última temporada disputou 43 partidas, marcou quatro gols e deu uma assistência. No Tricolor, a concorrência é com Nino, Luccas Claro, Matheus Ferraz, Manoel e David Braz.

- Estou aqui para somar e ajudar, dar o meu melhor. A concorrência é muito forte. Tem Nino, Luccas Claro, o David Braz que terminou jogando ano passado, estou aqui para aprender, mas para jogar também. Vou dar meu melhor sempre. Se a torcida ficou desconfiada, pode ter certeza que vou dar tudo, suar sangue e fazer tudo para um dia ser definido como os outros que estão aqui. Estou me sentindo em casa já. Todos me deixaram totalmente livre. Fui bem recebido, é uma honra treinar com o Abel, todo dia um aprendizado. Estamos no início da temporada. Aos poucos ele vai pedindo o que quer - falou.

- Ainda não tive uma conversa particular com o Abel, só com o grupo. Mas ele fala dentro de campo, dá orientações. Falamos bem com a defesa e procuro ouvir sempre. A meta que temos esse ano é ganhar tudo que vamos disputar. Queremos ser campeões - completou.

Uma das ideias do técnico Abel Braga é voltar a utilizar o 3-5-2, esquema escolhido durante a última passagem pelo clube. O defensor disse estar acostumado a atuar desta forma.

- Em 2019 e 2020 na equipe que eu estava foi o campeonato todo assim no Brasileirão. Estou acostumado a jogar com três zagueiros e não será problema caso Abel queira atuar assim. Com certeza dá mais segurança para o meio campo saber que tem três zagueiros lá atrás. Temos que treinar bem para acertar tudo lá na frente. Não é fácil jogar com três zagueiros, a equipe precisa saber se posicionar. Mas dá mais segurança defensiva, na bola aérea, e na frente também. Nossos zagueiros são de qualidade e podem criar as jogadas também - finalizou.

O Fluminense estreia no Campeonato Carioca no próximo dia 27, quinta-feira, diante do Bangu. O jogo será às 21h no Estádio Luso-Brasileiro.