Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Laranjeiras 100 anos: a missa de inauguração do Cristo Redentor

Série especial em homenagem ao grande orgulho Tricolor conta a história do evento que marcou a cerimônia de abertura de uma das sete maravilhas do mundo moderno

Fotos da missa campal nas Laranjeiras (Foto: Marcello Neves/Lancepress!)
Escrito por

No próximo sábado, dia 11 de maio, o Estádio das Laranjeiras, um dos maiores orgulhos da torcida tricolor, completa 100 anos. Por conta de sua relevância para o futebol brasileiro, o LANCE! continua nesta terça-feira a série "Laranjeiras 100 anos", reunindo diversas histórias, fatos e curiosidades, que vão servir para homenagear e reconhecer toda a importância do estádio para o esporte e também para a sociedade.

No dia 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor, atualmente uma das sete maravilhas do mundo moderno, foi inaugurado no Rio de Janeiro. O Fluminense e, principalmente, o estádio das Laranjeiras fazem parte da história do monumento, um dos cartões postais mais conhecidos do estado e até do planeta. O L! explica.

A semana da inauguração foi repleta de homenagens. No dia principal, o Papa Pio XI esteve no Rio de Janeiro para participar, ao lado de D. Sebastão Leme, arcebispo do Rio de Janeiro, e alguns bispos, da primeira missa do Cristo Redentor. O palco? O gramado do estádio das Laranjeiras, já que não havia espaço suficiente no Corcovado para receber tantas pessoas e realizar a missa de inauguração.

As ruas de Laranjeiras pararam para receber a primeira missa campal da história do Cristo Redentor. No gramado e nos entornos do estádio, havia uma multidão para receber de braços abertos o monumento. O papa, os bispos e todos que estavam no cerimonial estiveram no estádio do Fluminense.

O gramado das Laranjeiras foi escolhido para ser o palco da primeira missa porque acreditava-se que a sede histórica do Fluminense ficava de frente para o Cristo Redentor. Um dos cartões postais mais conhecidos do Rio de Janeiro possui, portanto, sua história diretamente relacionada ao Tricolor.