Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Invicto! Fluminense tem histórico favorável em mata-matas como mandante pela Libertadores

Fluminense já disputou onze partidas de mata-matas em casa pela Libertadores e acumula oito vitórias e dois empates

Fluminense nunca perdeu como mandante em mata-matas pela Libertadores (Lucas Merçon/Fluminense FC)
Escrito por

Assim como na última temporada, o Fluminense começou a Libertadores empolgando a torcida. Após garantir a vitória sobre o Millonarios nas duas partidas da segunda rodada, o Tricolor conquistou a marca de ter a segunda maior sequência invicta da história do clube. Além disso, o clube completou onze jogos invictos em mata-matas no torneio com o mando de campo. Em uma competição marcada pela altitude, as últimas participações do time mostram a importância de garantir o resultado em casa. 

A primeira atuação do Fluminense em uma Libertadores ocorreu em 1971. Naquele ano, a busca pela glória eterna terminou cedo para o time, que perdeu para o Palmeiras no Maracanã ainda na fase de grupos. Os dois eram os únicos representantes brasileiros do torneio. O Tricolor só voltou a participar de uma edição em 1985, após conquistar o Brasileiro de 1984. Porém, o time acabou sendo eliminado também na fase de grupos, junto com o Vasco.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

No século XXI, o Flu viveu seus dias de glória no torneio. Em 2008, terminou em primeiro lugar do Grupo 8. Nas oitavas, bateu o Atlético Nacional por 1 a 0, no Maracanã, depois de triunfar na Colômbia. Nas quartas, superou o São Paulo no histórico 3 a 1 em casa. Depois, venceu o Boca Juniors por 3 a 1 no Maracanã e avançou para a final. Contudo, perdeu o primeiro jogo da decisão por 4 a 2. No Rio de Janeiro, o time reagiu e conseguiu marcar três gols, mas o quinto gol da LDU deu ao Tricolor o vice-campeonato. 

Em 2011, o Fluminense também encerrou a primeira etapa da Libertadores como líder do Grupo 3. No mata-mata, venceu o Libertad por 3 a 1, no Engenhão, mas perdeu perdeu por 3 a 0 no Defensores Del Chaco e se despediu da competição de forma precoce. No ano seguinte, também chegou às eliminatórias e eliminou o Internacional, após o empate sem gols no Beira-Rio e a vitória por 2 a 1 no Rio de Janeiro. Nas quartas, perdeu para o Boca Juniors por apenas 1 a 0 na Bombonera, mas não conseguiu reverter o resultado em casa e o argentinou terminou classificado.

Na edição de 2013, a história foi diferente. O Tricolor chegou às oitavas e perdeu para o Emelec por 2 a 1 como visitante, mas recuperou em São Januário com o placar de 2 a 0. Contudo, o time encarou o Olimpia na fase seguinte e, no mesmo local em que disputou a etapa anterior, terminou em um empate sem gols. Na segunda partida, foi eliminado no Defensores Del Chaco. 

> Veja e simule a tabela do Cariocão

Na última temporada, o Tricolor começou bem a Libertadores e se classificou para as eliminatórias após vencer o River Plate por 3 a 0 no Monumental de Núñez. Pelas oitavas, venceu o Cerro Porteño na ida e na volta. Nas quartas de final, o Flu sofreu com o critério do gol qualificado, que foi extinto nesta edição. Após o empate por 2 a 2 no Maracanã, novamente teve o placar igualado por 1 a 1 no Equador e foi eliminado pelo Barcelona-EQU.

Em 2022, a equipe fez o dever de casa na fase inicial da Libertadores, etapa inédita para o clube. No El Campín, venceu o Millonarios por 2 a 1, assim como confirmou a classificação em vitória por 2 a 0 no Rio de Janeiro. Em onze jogos, o Tricolor acumula oito vitórias e três empates em mata-matas pela Libertadores com o mando de campo. Nos confrontos, a equipe marcou 21 gols e sofreu apenas oito, o que representa um aproveitamento de 82%. Os dados são dos sites 'Footstats' e 'Estatísticas Fluminense'.

O histórico de participações do Fluminense em mata-matas na Libertadores deixa lições. Na única ocasião em que o Tricolor precisou reverter um resultado em casa, na final de 2008, a equipe não foi capaz de garantir o título. Nas edições em que deixou a decisão em aberto, por empate, o time também foi eliminado fora do Rio de Janeiro, a exemplo de 2011, 2013 e 2021. Tanto pela altitude quanto pelo nível da competição, desperdiçar uma rodada pode ser fatal para o Fluminense ou qualquer equipe que busque a taça continental.