Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense inicia o Brasileiro de olho em uma vaga na Copa Libertadores

Tricolor começa a competição com objetivo claro entre diretoria e comissão técnica: retornar ao torneio continental. Reforços devem chegar, mas promessas podem sair

Paulo Sérgio/Lancepress!
Escrito por

Não é segredo que o grande sonho do Fluminense é voltar a disputar a Libertadores. Para isso acontecer, o Tricolor tem duas chances em 2016: ganhar a Copa do Brasil ou terminar entre os quatro primeiros colocados no Campeonato Brasileiro. É com este objetivo que a equipe comandada por Levir Culpi pretende iniciar bem a disputa da competição, diante do América-MG, no Independência, estádio em que o novo técnico tricolor foi muito feliz.

Atual vice-campeão brasileiro, Levir Culpi (comandou o Atlético-MG em 2015) sabe do que precisa para se manter entre os primeiros colocados da competição. O atual elenco é considerado qualificado pelo treinador, mas ele não esconde o desejo e a necessidade do grupo em ter pelo menos dois ou três reforços, que aumentarão o nível de competitividade do Fluminense.

As apostas, por ora, seguem sendo nas antigas estrelas como Diego Cavalieri e Fred e nas promessas das categorias de base. No atual elenco, o principal nome vindo de Xerém é Gustavo Scarpa. Marlon, Marcos Júnior e Douglas são outros que costumam receber oportunidades com frequência.

O que pode pesar é que algumas dessas promessas desperta o interesse do futebol europeu e podem deixar o clube já neste início de Brasileirão. A possibilidade maior de saída é do zagueiro Marlon. O meia Gustavo Scarpa também recebeu algumas sondagens, mas nada oficial chegou ao Fluminense, que não pretende negociar o jogador nesta janela.

Time-base do Fluminense para o início do Campeonato Brasileiro

O Tricolor ainda conta com nomes experientes, que são cascudos na competição, como Jonathan, Henrique, Gum, Pierre, Magno Alves e Cícero e outros que estrearão na Série A, como o jovem Richarlison, que chegou após se destacar no América-MG, na Série B.

Qualidade para buscar uma vaga na Libertadores o time tem, mas como Levir pediu, precisa de reforços para se manter por cima. Não podem repetir o ano passado.

Gustavo Scarpa mostra regularidade e vira esperança do Fluminense

OLHO NELE: Gustavo Scarpa

Nome:
Gustavo Henrique Furtado Scarpa
Posição: Meio-campo
Naturalidade: Campinas/SP
Nascimento: 05/01/1994
Altura: 1.76m
Camisa: 40
Jogos: 64

Aos 22 anos, Gustavo Scarpa é o grande nome do Fluminense na atual temporada. Com as características de uma camisa 10, o meia canhoto se destaca pela qualidade no passe e, principalmente, pela precisão na finalização.

As boas atuações renderam em 2016 renderam a Gustavo Scarpa o prêmio de Craque da Primeira Liga, torneio conquistado pelo Fluminense, e um lugar na Seleção do Campeonato Carioca. Titular absoluto do Tricolor das Laranjeiras, já disputou 22 partidas e fez seis gols neste ano.

O Fluminense superou o Furacão e faturou a Primeira Liga (Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC)

TRICOLOR EM 2016

O início do Fluminense no Estadual foi muito ruim. Derrotas para pequenos, muitos gols sofridos e nenhuma vitória em clássicos. Assim, Eduardo Baptista não resistiu à pressão da torcida e foi demitido do clube ainda no mês fevereiro.

Levir Culpi foi o técnico escolhido pela diretoria do Tricolor das Laranjeiras. O início de seu trabalho também foi conturbado. Na queda de braço com o capitão Fred - que chegou a dizer que não jogaria mais pelo Flu com Levir -, o treinador levou a melhor.

O Fluminense subiu de produção. Um dos idealizadores da Primeira Liga, o Flu levou a competição à sério e acabou como campeão do torneio após vencer grandes adversários como Cruzeiro (primeira fase), Internacional (semifinal) e Atlético-PR (final).
Neste ano...
Vitórias:
13
Empates: 5
Derrotas: 6
Gols pró: 44
Gols contra: 24
Somados amistosos, Primeira Liga e Campeonato Carioca.

COM A PALAVRA, DUÍLIO DIAS
Campeão brasileiro pelo Fluminense em 1984

"Acho que o Fluminense pode fazer um bom início de Campeonato Brasileiro. No entanto, como a competição é longa e difícil, entendo que o elenco precise de alguns reforços para conseguir se manter brigando lá em cima.

O grupo não pode pensar só em Libertadores, tem que pensar em conquistar o título. Não tem que se contentar com as migalhas do Brasileirão. Pensando grande, as chances de conseguir alcançar os objetivos é maior.

O Levir é um grande treinador, campeão por onde passou e se os jogadores se dedicarem, o Fluminense pode sonhar alto".