Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense implanta acesso em Libras no site oficial do clube

Ferramenta vai possibilitar traduções das informações para deficientes auditivos, que passam fazer a leitura das informações publicadas por meio do intérprete Hugo<br>

Hugo será o intérprete de Libras do site do Fluminense (Foto: Divulgação/Fluminense)
Escrito por

O Fluminense lançou uma ferramenta para acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras), no site oficial do clube. O anúncio da novidade foi feito, na última terça-feira. O mecanismo, que atende pelo nome de Hugo, é um intérprete de Libras (da Hand Talk) que vai possibilitar que deficientes auditivos passam fazer a leitura do conteúdo publicado na plataforma. Para acessar o Hugo, o tricolor precisa clicar em um ícone que está na barra lateral do portal e, imediatamente, terá a ajuda disponibilizada.

Nas redes sociais do Tricolor, o lateral-direito Igor Julião aparece em vídeo para divulgar a iniciativa. 

O projeto vai além do novo dispositivo e tem uma parceria firmada com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Serão realizadas diversas ações em conjunto entre o clube e a instituição. A primeira delas será nesta quinta-feira , data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. Todos os 50 alunos do INES serão levados ao Maracanã, no jogo do Flu contra o Santos, pela 21ª rodada do Brasileirão. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são 360 milhões de deficientes auditivos em todo o mundo . Todos dependem da Libras para se comunicar e obter informações, uma vez que 80% deles são analfabetos ou semianalfabetos, conforme dados da Federação Mundial de Surdos. Segundo o IBGE, no Censo de 2010, no Brasil, são 9,7 milhões. 

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como oficial em abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436. A partir daí, foram definidas várias medidas sobre o assunto, que criaram obrigações para o Poder Público, empresas privadas e associações.