Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Identificado com o Fluminense e o Internacional, Abel Braga revisita a própria história no jogo do Brasileiro

Técnico já revelou carinho especial com os dois clubes, que tiveram as passagens mais vitoriosas de sua carreira; Abel Braga foi campeão mundial com o Colorado

Abel Braga conquistou títulos pelo Fluminense e Internacional (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)
Escrito por

Neste sábado, o Fluminense recebe o Internacional no Maracanã, às 19h, pela terceira rodada do Brasileiro. Além da disputa pelos três pontos, a partida será marcada pelo reencontro de Abel Braga com o Colorado. Ídolo do clube, ele foi o técnico que mais comandou a equipe gaúcha na história e, com a camisa alvirrubra, conquistou uma Libertadores e um Mundial. No Rio de Janeiro, o treinador terá a missão de vencer pelo Flu, seu time do coração e no qual também levantou taças e tem ligação especial. 

No Internacional, Abel Braga completou sete passagens. Em 340 jogos no total, o técnico obteve 189 vitórias, 82 empates e 69 derrotas, com um aproveitamento de 63,63%. Os dados são do "Portal do Colorado". Na sua primeira experiência, em 1988, o comandante levou a melhor no Gre-Nal do Século, pela semifinal do Brasileiro de 1988/89. Contudo, a eliminação na Libertadores para o Olimpia, que também eliminou o Flu na edição deste ano, encerrou o vínculo entre o clube e Abel. 

Nas duas passagens posteriores, em 1991 e 1995, Abel não conseguiu bons números e foi demitido após derrotas contra o Grêmio. O técnico só retornou ao Beira-Rio depois de 11 anos e, neste hiato, comandou o Fluminense pela primeira vez em 2005, mesmo ano em que conquistou o Campeonato Carioca. Após deixar Laranjeiras, o treinador voltou para o Colorado em 2006, mas desta vez para entrar na história. 

A temporada de 2006 é reconhecida pelo Inter como a mais importante do clube até hoje. Neste ano, 'Abelão' ganhou a Libertadores e, meses depois, bateu o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, levando o Mundial de Clubes. Os títulos eram inéditos para o Inter. Em 2007, também levou a Recopa Sul-Americana. Porém, a eliminação nos torneios continental e estadual no ano seguinte encerraram o ciclo. 

A demissão, contudo, não demorou a ser desfeita. Ainda em 2007, Abel retornou à Porto Alegre quatro meses depois de sua saída. Nesta passagem, conquistou o Gauchão e só deixou o Inter no ano seguinte, quando fechou com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Quando retornou ao Brasil, em 2011, assumiu o comando do Fluminense de novo e ganhou um Brasileiro e outro Carioca. Na sexta vez em que comandou o time colorado, em 2014, levou mais um estadual para a sala de troféus do clube. 

Em 2020, 'Abelão' fez novamente a diferença no Internacional. Após um primeiro turno de Brasileiro abaixo das expectativas, o clube contratou o técnico para arrumar a casa, e conseguiu. No segundo turno, o time conseguiu bons resultados e chegou a brigar pelo título, mas acabou terminando com o vice-campeonato, atrás do Flamengo. Este foi seu último trabalho no Brasil antes de comandar o Fluminense nesta temporada, em que já conquistou um Carioca pelas três cores. 

A importância de Abel para o Internacional e o Fluminense é recíproca. Enquanto os maiores títulos de cada clube foram conquistados sob seu comando, as duas instituições foram as que mais marcaram a carreira e vida pessoal do técnico. Na conquista da Taça Guanabara com o Flu, ele revelou a "alma tricolor", assim como não faltam elogios do técnico ao Colorado. Assim, o confronto promete ser uma disputa, mas também um reencontro para revisitar a história de idas e vindas do treinador entre Laranjeiras e o Beira-Rio.