Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 10 anos, Fluminense vencia o Grêmio por 5 a 4 pelo Brasileirão, em jogo histórico de Fred

Partida foi marcada por diversas viradas e quatro gols de Fred; placar se repetiu em 2019, na Arena do Grêmio, com nova vitória do Fluminense sob o comando de Fernando Diniz

Fred marcou quatro gols na vitória do Fluminense sobre o Grêmio (Divulgação / Twitter Fluminense)
Escrito por

O dia 16 de novembro é lembrado com carinho por parte da torcida do Fluminense. Há dez anos, o Tricolor batia o Grêmio por 5 a 4, no então Engenhão (atual Estádio Nilton Santos), pelo segundo turno do Brasileiro de 2011. Mesmo sofrendo o primeiro gol, o time conseguiu reverter o placar em um jogo emocionante, marcado por viradas e quatro gols de Fred. Como se destino fosse, o episódio se repetiu oito anos depois, pela mesma competição. 

A partida, válida pela 35ª rodada do Brasileirão, trouxe um Fluminense questionado após uma derrota para o América-MG, em casa, e que ainda lutava para alcançar a liderança da competição, na busca pelo quarto título - que só veio no ano seguinte. Em melhor momento que o adversário, todas as fichas estavam do lado do Tricolor.

+ Relembre 10 duelos inesquecíveis entre Fluminense e Grêmio

Contudo, foi o Grêmio que abriu o placar naquela noite. Em uma falha de Cavalieri, Rafael Marques marcou para o visitante. O Flu logo reagiu e, aos 24 minutos, Fred aproveitou a cobrança de falta de Marquinho e deixou tudo igual. No último lance da primeira etapa, o time sulista marcou o segundo gol em cobrança de falta de Marquinhos.

O Fluminense voltou com sede de virada para o segundo tempo. Aos sete minutos, Deco endereçou um lançamento para Fred, que empatou de novo. No 2 a 2, o time ganhou confiança e dominou a situação. Aos 16 minutos, Rafael Sobis marcou o gol da virada com um chute no ângulo. Com a vantagem, o time relaxou e permitiu o cabeceio de Brandão, que empatou pela terceira vez. No lance seguinte, Adilson fez o quarto do Grêmio. 

Quando o jogo parecia perdido, Adilson cometeu um pênalti em Carlinhos, convertido por Fred. Para sacramentar a atuação incrível, Fred aproveitou cruzamento na área gremista e cravou o quinto gol do Fluminense, aos 36 minutos. Assim, o Tricolor foi alçado à terceira colocação da tabela e seguiu vivo na disputa do Brasileiro de 2011, conquistado pelo Corinthians semanas depois.

> Confira a classificação da Série A do Brasileiro

Flu repetiu o placar em 2019(LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

A HISTÓRIA SE REPETE
Coincidentemente, o mesmo placar se repetiu em 2019, desta vez na Arena do Grêmio. Dessa vez, um Fluminense em baixa, na lanterna do Brasileirão e que buscava sua primeira vitória no campeonato sob o comando de Fernando Diniz, enquanto o time gaúcho tinha como objetivo a vaga nas oitavas de final da Libertadores. Mesmo com a realidade 'inversa' dos clubes, a improvável vitória tricolor aconteceu.

André, Alisson e Jean Pyerre abriram três gols de vantagem para os mandantes ainda no primeiro tempo, mas Yony González e Luciano diminuíram o prejuízo antes do intervalo. No retorno, Matheus Ferraz e Pedro marcaram, assim como Yony, que marcou o seu segundo da partida, e que deu a vitória ao Flu.

Nesta temporada, contudo, a história não se desenhou da mesma forma. No primeiro turno, o Fluminense perdeu para o Grêmio por 1 a 0. Na segunda etapa do Brasileiro, pela 32ª rodada do Brasileiro, o resultado foi o mesmo. Assim como em 2019, a vitória do confronto ajudou o Grêmio na luta contra o rebaixamento, fato superado após a virada do Tricolor sobre o Palmeiras no último domingo.

*Estagiária sob a supervisão de Cayo Pereira