Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense sofre com falta de opções na defesa e aposta em retorno para reencontrar segurança

Clube tem apenas quatro nomes para a zaga - três saudáveis e um em recuperação de lesão. Suspenso contra o Athletico, Nino retorna à equipe contra o Fortaleza

Fluminense tem poucas opções na defesa (Fotos: Divulgação/Fluminense)
Escrito por

Antes visto como setor de segurança no Fluminense, o sistema defensivo vem passando por momentos de questionamentos. E não apenas pelos gols bobos sofridos em algumas partidas recentes, mas também pelas poucas alternativas nos últimos tempos. Se no início do ano eram seis nomes para o setor, agora são só três saudáveis e um em recuperação de lesão.

+ Convocação da Seleção Brasileira é nesta sexta! Veja quem pode aparecer na lista de Tite

O Tricolor começou 2022 com Nino, Manoel, David Braz, Luccas Claro, David Duarte, Matheus Ferraz e Luan Freitas no elenco. O último se machucou ainda na pré-temporada e nem chegou a estrear. Já Ferraz praticamente não foi utilizado e foi mais um a ter uma importante lesão no ligamento, sendo desfalque atualmente. Luccas Claro foi cedido ao Eyüpspor, da Turquia, durante a última janela de transferências.

​O Flu optou por não ir ao mercado repor, mesmo com a possibilidade de perder Nino para algum clube de fora ao longo da janela. A saída acabou não acontecendo, mas a saída do jogador teria sido problemática dentro do atual cenário. Quando esteve suspenso na derrota para o Athletico-PR, Manoel e David Braz foram os titulares e o jovem Cipriano, de 19 anos, ficou como opção para Fernando Diniz. David Duarte ainda se recupera de dores na coxa esquerda.

+ Veja a tabela do Campeonato Brasileiro

- Analisar o sistema defensivo pelos gols tomados é fácil. A gente ofereceu poucas chances aos adversários. Foram gols extremamente difíceis de acontecer (Palmeiras e Athletico). Não pode falar que o sistema defensivo está ruim. No Internacional, nós fomos mal como um todo. Estamos atentos para fazermos mais do que estamos fazendo. Estamos quebrando a cabeça para arrumar os detalhes. Hoje, era um cruzamento fácil de ser evitado e tivemos um desajuste na área. O Athletico não tomou gol, mas nós tivemos chances mais clara - avaliou Diniz após a derrota no último sábado.

Nino volta após cumprir suspensão (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Números comprovam importância de Nino

Em busca de reencontrar a segurança defensiva, o Fluminense conta com uma boa notícia para o duelo com o Fortaleza, no sábado. O capitão Nino está de volta após cumprir suspensão e será titular na partida de sábado, no Maracanã.

Alguns números comprovam a importância do zagueiro. Das 11 derrotas do Tricolor na temporada, Nino estava ausente em cinco. A última delas foi no último sábado contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Além disso, de acordo com o SofaScore, ele é líder do clube nas estatísticas de cortes e interceptações no Brasileirão.

+ Retrospecto, quem mais jogou, artilheiros e mais: o raio-X dos 30 jogos de Diniz no Fluminense

Fluminense com Nino em 2022:
- 41 jogos
- 25 vitórias, 10 empates e 6 derrotas
- 69% de aproveitamento

Fluminense sem Nino em 2022:
​- 16 jogos
- 9 vitórias, 2 empates e 5 derrotas
- 60% de aproveitamento

Com Nino de volta, o Fluminense se prepara para encarar o Fortaleza no próximo sábado, às 19h, no Maracanã. A partida é válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro e terá transmissão em Tempo Real do LANCE!.