Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por vaga na Libertadores, Fluminense conta com recorde de público em 2021 e ‘festa’ na arquibancada

Fluminense esgotou venda de ingressos em três setores do Maracanã para jogo contra a Chapecoense; Torcida organiza festa com pó-de-arroz e mosaico digital

Fluminense vendeu mais de 31 mil ingressos para o jogo contra a Chapecoense (Mailson Santana/Fluminense FC)
Escrito por

Nesta quinta-feira, às 21h30, contra a Chapecoense, o Fluminense viverá os últimos 90 minutos do Campeonato Brasileiro 2021. Ainda lutando por uma vaga direta na Libertadores, o Tricolor precisa emplacar uma vitória no Maracanã e torcer por um tropeço do Red Bull Bragantino diante do Internacional em casa. Confiante no retrospecto em casa, a torcida vai bater o recorde de público dos últimos três anos e prepara a festa de apoio ao grupo. 

Nas cinco rodadas anteriores em que o Fluminense jogou no Maracanã, o time venceu o Flamengo, Sport, Palmeiras, América-MG e Internacional. Após o último jogo em casa, as chances de classificação direta chegaram a 40.3%, O que impulsionou os tricolores a comparecerem no confronto final da temporada. Contudo, as derrotas para o Atlético-MG e Bahia diminuíram a expectativa para 37.1% de probabilidade. Os dados são do site 'Chance de Gol'.

Mesmo após o revés, os tricolores não desanimaram. Para o duelo, mais de 35 mil ingressos já foram vendidos, com três setores esgotados. Além de ser o maior público do Flu na temporada, o número também marca o recorde desde 4 de dezembro de 2019, quando foram 39.965 pessoas no empate em 0 a 0 com o Fortaleza. Nas três temporadas anteriores, o público só superou esse número em clássicos. Neste ano, o jogo mais movimentado foi na vitória do Tricolor sobre o Internacional, que contou com 18.617 torcedores. 

> Confira a classificação da Série A do Brasileiro

Antes disso, foram 14.168 totais contra o América-MG, 7.969 diante do Palmeiras, 3.870 com o Sport, 10.029 no clássico com o Flamengo, 2.200 frente ao Atlético-GO e 3.231 na primeira partida com público, contra o Fortaleza. Na última temporada, o recorde foi de 16.528 pessoas no empate por 1 a 1 com o Unión La Calera, pela Sul-Americana. Já em 2019, a mesma competição mobilizou 53.237 torcedores no duelo contra o Corinthians. 

Além da força na voz, a torcida também prepara outras ações para tornar a noite mais especial. Por se tratar de um duelo decisivo, torcedores se organizaram para arrecadação de pó-de-arroz e fitas para um mosaico digital, feito com lanternas de celular. A ideia principal é dar apoio ao time, mas também mobilizar aqueles que ainda não garantiram o ingresso para o duelo. 

- [O material] Impulsiona a torcida a se movimentar e garantir presença em um momento que precisamos de apoio para a garantia da vaga na Libertadores. O torcedor, movido pelo pó-de-arroz, que é um dos principais símbolos do clube, sem dúvida alguma tende a se tornar ainda mais o 12º jogador - disse o porta-voz de uma torcida organizada do Fluminense. 

Na química entre clube e arquibancada, o reconhecimento da importância dos torcedores também vem das quatro linhas. Em quase todas as entrevistas coletivas após partidas no Maracanã, Marcão faz questão de ressaltar o papel do público para o desempenho do elenco, como destacou depois da vitória sobre o Colorado, pela 35ª rodada do Brasileiro.

- Como eu falei jogo passado: quando nosso torcedor joga junto, esquece, ficamos muito fortes. E eles entenderam a dimensão que era esse jogo. Mesmo nós sendo atacados, o torcedor empurrava pra cima a todo minuto. Nosso agradecimento ao torcedor foi todos os jogadores irem lá depois do jogo e pularam e cantaram com eles. Um sinal de agradecimento por eles serem realmente o 12° jogador nessa partida e pedimos para continuarem nos apoiando na competição.

Desta forma, o Tricolor contará com o aproveitamento em casa e o apoio da torcida para dar o último passo em direção ao seu principal objetivo na temporada. Ainda que dependa de resultados, a presença do público no Maracanã demonstra a importância da possível conquista para a arquibancada, que sonha em retomar o caminho dos títulos. 

*Estagiária sob supervisão de Luiza Sá