Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Experiência e segurança: o que esperar de Fábio, reforço do Fluminense para a temporada

Goleiro de 41 anos conquistou três Brasileiros e duas Copas do Brasil; Fábio foi anunciado pelo Fluminense na última quarta-feira

Fábio defendeu a meta do Cruzeiro por 17 anos (Mailson Santana/Fluminense FC)
Escrito por

Na última quarta, o Fluminense acertou o sétimo reforço para a temporada. Fábio, ex-Cruzeiro, chegou no Rio de Janeiro e, após passar por exames físicos, assinou com o Tricolor por uma temporada. Tricampeão do Brasileiro e bicampeão da Copa do Brasil, o goleiro já disputou oito edições da Libertadores pela Raposa e é mais um jogador experiente na competição que irá integrar o elenco, ao lado de Felipe Melo, Willian Bigode e Mario Pineida. 

Nascido em Nobres, no Mato Grosso, Fábio tem 41 anos e coleciona troféus em sua história. Revelado pelo Athletico-PR, foi emprestado ao Cruzeiro por cinco meses em 2000. Ao fim do empréstimo, a União Bandeirantes-PR, que tinha seus direitos na época, cedeu o jogador para o Vasco. No Rio, conquistou o Brasileiro e a Copa Mercosul daquele ano como reserva. Após a saída de Hélton, em 2002, tornou-se titular da equipe cruz-maltina.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

Em 2005, o goleiro voltou para o Cruzeiro, e lá ficou até o fim de 2021. Em 17 anos vestindo o azul, levantou as taças do Brasileiro de 2013 e 2014, assim como conquistou a Copa do Brasil de 2017 e 2018, quando foi protagonista nas disputas de pênaltis das duas finais. Na edição de 2010, recebeu o prêmio Craque do Brasileirão, promovido pela CBF, na categoria de goleiros. Fábio tentou negociar a permanência, mas não chegou a um acordo com a diretoria.

Além das conquistas em campeonatos nacionais, Fábio também tem experiência em enfrentar adversários estrangeiros. No Cruzeiro, participou de oito edições da Libertadores, tendo disputado a final do torneio em 2009. Pela Seleção Brasileira, o goleiro conquistou a Copa América de 2004. 

> Veja a tabela do Carioca 2022

Apesar da idade, o jogador demonstra quase a mesma disposição de anos atrás. Na última temporada, ele esteve presente em 54 dos 55 jogos do Cruzeiro na temporada, entre Série B, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro. Ao longo do ano, sofreu 51 gols e, assim, foi importante para evitar mais um rebaixamento da equipe, que encerrou o ano com o saldo de gols positivo. Nas defesas, teve 71% de aproveitamento e defendeu dois pênaltis de seis. Os dados são do SofaScore.

Experiente, Fábio tem o perfil que o Fluminense busca nesta temporada, de jogadores mais 'cascudos', que possam dar maturidade ao futebol da equipe. Na posição, ele irá competir com Marcos Felipe, atual titular, e Muriel. Além do goleiro, o Tricolor já contratou o técnico Abel Braga, assim como Felipe Melo, Willian Bigode, Mario Pineida, David Duarte, Cristiano e Nathan.