Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estrela da última vitória no comando, Série C e jogo reativo: o que esperar do Criciúma contra o Fluminense

Equipes se enfrentam nesta terça-feira, abrindo as oitavas de final da Copa do Brasil; Criciúma ainda não venceu na competição

Paulo Baier está no comando do Criciúma (Foto: Celso da Luz/Assessoria de imprensa Criciúma E.C.)
Escrito por

O Fluminense teve um dos confrontos mais difíceis desse início de Copa do Brasil ao estrear no torneio contra o Red Bull Bragantino, na terceira fase. Agora, os cariocas são favoritos no duelo com o Criciúma, que atua na Série C do Campeonato Brasileiro e vem bem na temporada. Do outro lado, uma equipe que já deixou Ponte Preta e América-MG para trás e tem um velho conhecido do Tricolor no comando: Paulo Baier.

+ Fluminense chegou até as quartas da Copa do Brasil três vezes após título; relembre as campanhas

Na última vez que o time de Santa Catarina venceu o Fluminense, o atual treinador comandou o triunfo por 3 a 2, balançando a rede duas vezes. Este confronto aconteceu em 2014, em duelo válido pelo Brasileirão. Silvinho, que está no elenco atual, também fez parte daquela partida, mas será desfalque por ter disputado a Copa do Brasil pelo CSA no primeiro semestre. O último encontro entre as equipes foi em 2017.

Veja os confrontos da Copa do Brasil

​– Nós temos que jogar nosso jogo, logicamente que vamos enfrentar uma grande equipe, com jogadores muito bons. Um jogo importante para o Criciúma, um jogo importante para dar sequência. Quanto mais você jogar, mais sequência aos jogadores. Um campeonato diferente, são dois jogos e você tem que ter inteligência de jogar esse tipo de jogo e estratégia. Então é um jogo importante para nós - avaliou Paulo Baier.

TEMPORADA

A vida do Criciúma na competição não tem sido fácil. A equipe ainda não venceu no torneio. Empatou com o Marília por 0 a 0 na primeira fase, com a Ponte Preta por 1 a 1 na segunda e com o América-MG por 0 a 0 fora e 2 a 2 em casa. Esses dois últimos duelos foram definidos nos pênaltis. Já no Brasileiro, a equipe vem de uma vitória na rodada passada e duas derrotas antes, as únicas na competição, além de cinco vitórias e dois empates. Os comandados de Paulo Baier terminaram o primeiro turno em terceiro, com 17 pontos.

No entanto, vale lembrar que o Criciúma foi rebaixado no Campeonato Catarinense deste ano. Depois da decepção, houve a troca do treinador e uma reformulação no elenco.

COMO JOGA

O Criciúma tem uma das melhores defesas da Série C, com seis gols sofridos em nove jogos, mas marcou apenas oito vezes. Isso mostra que o modelo de jogo deve ser parecido com o que Roger Machado adota no Fluminense, menos bolas trabalhadas e mais contra-ataque com velocidade para definir. Isso pode se apresentar como dificuldade para o Flu, que não costuma propor o jogo.

Os destaques do time são o meia Felipe Matheus, que dá mais dinâmica ao time e o centroavante Marcão que demandará atenção nas bolas aéreas. Silvinho também seria perigoso, mas está fora por já ter atuado na competição. A saída para o Flu pode ser apostar em seus pontas.

CARAS CONHECIDAS

O Criciúma tem no elenco dois jogadores com passagens pelo Fluminense. São eles o atacante Maranhão e meia Dudu, que devem iniciar no banco. O primeiro esteve em Laranjeiras entre 2016 e 2017, quando fez 23 jogos e um gol, saindo por empréstimo para Ponte Preta e Goiás em seguida. O segundo teve nove partidas pelo Tricolor carioca em 2016.

O Flu também tem atletas com passagens pelo Tigre no clube. Inclusive, as equipes negociaram diversas vezes. Nos últimos cinco anos, o Fluminense contratou Marlon, Nino e Dodi. O primeiro estava emprestado e vem treinando, enquanto o segundo está com a Seleção Brasileira na Olimpíada. Além deles, Lucca também já esteve do outro lado na base. Ele estará no banco.