Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Decisão na Argentina! Saiba o que o Fluminense precisa para avançar às oitavas de final da Libertadores

Tricolor vai para o jogo com o River Plate tendo que vencer; caso empate ou perca, torce por tropeço do Junior Barranquila contra o eliminado Santa Fe

Fluminense perdeu para o Junior na última terça-feira; Abel marcou para o Tricolor (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)
Escrito por

O Fluminense acabou desperdiçando a oportunidade de garantir a classificação antecipada após perder por 2 a 1 para o Junior Barranquilla (COL), nesta terça-feira. Agora, os brasileiros terão uma complicada missão pela frente e a decisão da classificação para as oitavas de final do Grupo D ficará para a última rodada da fase de grupos. Veja a seguir os cenários possíveis para o Tricolor.

> ATUAÇÕES: meio campo vai mal, time não acerta marcação e Fluminense perde em casa para o Junior Barranquilla

O River Plate (ARG) surpreendeu a todos ao sair vitorioso diante do Independiente Santa Fe (COL) por 2 a 1, nesta quarta-feira, chegando aos nove pontos e tomando a liderança da chave. O resultado foi ruim para o Flu, que agora cai para segundo, com oito. O Junior Barranquilla é o terceiro com seis, enquanto o Santa Fe é o lanterna, com dois pontos conquistados, e já eliminado até da Sul-Americana.

Veja a tabela da Libertadores

Neste cenário, o Fluminense avança se vencer o River no Monumental de Nuñez, na próxima terça-feira, às 19h15 (de Brasília). Se empatar ou perder, dependerá de um tropeço do Junior no clássico colombiano com o Santa Fe, que jogará com a vantagem da altitude de Ambato, no Equador a 2.500 metros acima do nível do mar, pouco abaixo do que a equipe está acostumada em Bogotá.

Vale lembrar que o River Plate teve 20 jogadores com Covid-19 para esta rodada da Libertadores, tendo que jogar com o volante Enzo Pérez no gol. De acordo com o protocolo de competições da Conmebol, não há um período limite de isolamento determinado após o atleta testar positivo. A única recomendação é o isolamento. Os positivados só podem retornar se testarem negativo em novo exame.

Antes de pensar na Libertadores, o Fluminense volta a entrar em campo neste sábado pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca, diante do Flamengo. A primeira partida ficou empatada em 1 a 1. O clássico é no Maracanã, às 21h05 (de Brasília).

Veja todos os cenários:

- Se vencer


Neste caso o Fluminense se classifica em primeiro lugar do Grupo D, chegando aos 11 pontos e deixando o River Plate com nove.

- Se empatar

O Fluminense chegaria aos nove pontos e poderia se classificar apenas em segundo, pois o River iria aos 10. Porém, para avançar depende de um tropeço do Junior Barranquilla contra o Santa Fe. 

Caso o Junior vença, os dois times ficam com nove pontos e a segunda vaga é decidida nos critérios de desempate. O primeiro é o saldo. O Tricolor tem 1 enquanto os colombianos tem 0.  Caso este também fique empatado, a decisão fica pelo número de gols marcados. O Flu tem 7, um a mais do que os adversários. O quarto e último critério é a posição no ranking de clubes da Conmebol e os brasileiros levariam a pior pois estão em 39º e os colombianos em 27º.

- Se perder

No pior dos cenários, o Flu ficaria com oito pontos e precisaria de uma derrota ou empate do Junior Barranquilla.