Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Da crise à bonança! Flu se classifica nos dois objetivos e ‘inicia’ o ano

Depois do começo de ano complicado e com reformulação geral no futebol, Tricolor cumpre expectativas na Primeira Liga e Carioca. Jogadores falam em um recomeço

Levir encontra um ambiente tranquilo dentro do clube (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)
Escrito por

O ano de 2016 não poderia ter começado de forma mais conturbada no Fluminense. Nos dois primeiros meses, o clube foi derrotado nas estreias das duas competições iniciais, a defesa sofreu muitos gols, ocorreu mudança no comando técnico, trocas na diretoria tircolor... mas, depois da tempestade, vem a bonança.

Com a tranquilidade do interino Marcão e a experiência no acerto com Levir Culpi, o Fluminense se recuperou e vive um momento de paz, com as classificações para as fases seguintes do Carioca e da Primeira Liga. Pelo menos até o clássico deste domingo, contra o Botafogo.

O discurso dentro do clube é de que a temporada começa, para valer, agora. A sequência de jogos não será fácil. Internacional na semifinal da Primeira Liga e os três clássicos do estado estão na reta do tricolor nesses próximos dias. Para o clássico em Volta Redonda, os jogadores preferiram lembrar que o campeonato para o Fluminense começa para valer agora: 

- É uma oportunidade boa, num clássico, com a segunda fase começando. Na primeira partida, a equipe não se comportou bem e o Botafogo acabou ganhado o jogo. Mas agora é uma nova fase - lembrou Giovanni.

Quando perguntado sobre a oscilação no início do ano e a necessidade de focar em duas competições, Levir ponderou:

– Quando o Fluminense entra em campo, tem responsabilidade de ganhar. Tem de encarar assim em todos os jogos. Temos que considerar que ainda é começo do ano. O Flu tem apenas 10 ou 12 jogos na temporada – lembrou o técnico que estreou na vitória contra o Criciúma.

Apesar das partidas não terem sido contra times de grande porte, o fato é que o Fluminense vem de três vitórias seguidas, o que não ocorria desde julho do ano passado. Na ocasião, Enderson Moreira ainda era o técnico e o Tricolor venceu a Ponte Preta, o Goiás e Santos pelo Brasileiro. Desde então, o time não obteve três triunfos em sequência.

Como o futebol é uma gangorra, o time já pode se complicar caso não vença o Botafogo. Um triunfo seria fundamental para a manutenção da paz na rua Álvaro Chaves.

Defesa melhora números

Setor mais criticado nos primeiros jogos do ano, a defesa alcançou o segundo jogo seguido sem levar gol. Pode parecer um feito simples, mas é algo que não vinha sendo comum no Flu. A última vez que o sistema defensivo havia não havia sido vazado em sequência fora no final de setembro, contra Grêmio e Goiás.