Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospecto, pontos fortes e fracos: o que esperar do Junior Barranquilla contra o Fluminense na Libertadores

Podendo se isolar na liderança do Grupo D, Tricolor encara o clube colombiano nesta quinta-feira, fora de casa, pela terceira rodada da competição

Fluminense e Junior Barranquilla se enfrentam pela terceira rodada da Libertadores Arte LANCE!
Escrito por

Depois de empatar com o River Plate (ARG) e vencer o Santa Fé (COL) fora de casa, o Fluminense tem a chance de se firmar mais ainda no topo do Grupo D, diante do Junior Barranquilla (COL). Novamente em domínios colombianos, o Tricolor não enfrentará o problema da altitude, no entanto, se deparará com uma equipe embalada pela classificação para às semifinais do campeonato nacional. A seguir, o LANCE! traça um perfil sobre como joga, números, dados e informações do adversário da vez. O confronto será nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Romelio Martínez, em Barranquilla, pela terceira rodada da fase de grupos, e terá transmissão em tempo real do L!.

> Veja quando serão os próximos jogos do Flu na Libertadores

Vale ressaltar que nas vésperas da partida, o Fluminense pode passar por mais uma situação conturbada em terrenos internacionais. Isso porque, a "Frente Rojiblanco Sur 1998", torcida Organizada do Junior Barranquilla, solicitou a suspensão ou o adiamento da partida. Em nota oficial, a torcida faz críticas ao governo colombiano, os classifica como "fascistas" e destaca que pode impedir o deslocamento do ônibus da equipe até o estádio. A expectativa é que a situação se resolva, pelo menos, até esta quarta-feira. A delegação viajou mesmo assim.

COMO CHEGA

Com nove títulos, o Junior Barranquilla é o quarto maior vencedor da história do Campeonato Colombiano. Na temporada 2020, a equipe ficou apenas em sexto lugar no campeonato nacional e caiu para o América de Cali no segundo jogo das fases eliminatórias. O time, porém, foi o campeão da Superliga da Colômbia, mas caiu nas quartas da Copa Colômbia para o Independiente Medellín.

Na última Libertadores, depois de ficar em terceiro lugar no grupo dos classificados Flamengo e Independiente Del Valle (EQU), a equipe acabou indo para a disputa da Sul-Americana. Na primeira partida, passou pelo Plaza Colonia (URU) vencendo o primeiro jogo por 1 a 0 e empatando o segundo em 0 a 0. Depois, superou o Unión La Calera (CHI) nos pênaltis, mas acabou eliminado nas quartas para o Coquimbo Unido (CHI).

Já nesta temporada, embora tenha começado com irregularidade, o time parece enfim ter se encontrado. Após terminar no sétimo lugar na etapa de pontos corridos do campeonato nacional, o time duelou contra o Santa Fé - também do grupo do Flu - nas quartas de final. No confronto, o Junior venceu em casa por 3 a 1, empatou fora em 0 a 0 e, agora, ruma às semifinais para enfrentar o Millionarios.

+ Relembre os gols mais marcantes de Fred pelo Fluminense

Nas fases iniciais da atual Libertadores, eliminou o Caracas (VEN) vencendo o primeiro jogo por 2 a 1 e o segundo por 3 a 1. Depois, deixou o Bolívar pelo caminho ao reverter o placar de 2 a 1, fora de casa, vencendo por 3 a 0 na Colômbia. Na primeira rodada da fase de grupos, o Junior empatou com o Santa Fe por 1 a 1, mas acabou derrotado pelo River Plate fora de casa e precisa se recuperar.

Entre os reforços, um dos nomes para a temporada foi o atacante Miguel Borja, que já estava no elenco e teve o contrato de empréstimo ampliado até 30 de junho. O jogador foi o principal responsável por colocar o Junior na fase de grupos, mas, de acordo com a imprensa local, não permanecerá no clube no fim do contrato pois os colombianos não têm condições de comprá-lo.

DESEMPENHOS NA LIBERTADORES

A melhor campanha do Junior Barranquilla na Libertadores foi em 1994, quando chegou à semifinal. Esta será a 17ª participação do clube na competição. Nas últimas cinco vezes que esteve no torneio Sul-Americano, porém, o desempenho foi bem abaixo das expectativas. Isso porque, os Rojiblancos - como são chamados na Colômbia -, não conseguiram passar de fase em nenhum dos anos citados, assim, a melhor campanha foi em 2018, quando somou sete pontos e ficou em terceiro lugar do grupo do Palmeiras.  Veja o retrospecto do Junior nas últimas edições que participou:

2012 - Ficou em terceiro lugar do Grupo C (Unión Española e Universidad Católica, do Chile, e BolÍvar - BOL), com sete pontos. 

2017 - Depois de quatro edições fora, foi eliminado pelo Atlético Tucumán ainda na Pré-Libertadores e acabou indo para a Sul-Americana, onde foi semifinalista.

2018 - Ficou em terceiro lugar do Grupo H (Palmeiras, Boca Juniors - ARG e Alianza Lima - PER), com sete pontos. 

2019 - Ficou em quarto e último lugar do Grupo F (Palmeiras, San Lorenzo - ARG e Melgar - PER), com três pontos.

2020 - Ficou em terceiro lugar do Grupo A (Flamengo, Independiente Del Valle e Barcelona -EQU), com seis pontos. 

RETROSPECTO CONTRA BRASILEIROS

Embora nos últimos anos tenha entrado constantemente no caminho de brasileiros, o desempenho do Junior em campo, contra essas equipes, é ruim. Ao todo, foram 10 derrotas, três empates e apenas três vitórias, nos últimos 16 confrontos contra times do Brasil.  Veja os resultados abaixo:

Fase de grupos Libertadores 2011 - Junior Barranquilla 2x1 Grêmio / Grêmio 2x0 Junior Barranquilla.

Quartas de final Sul-Americana 2016 - Junior Barranquilla 1x0 Chapecoense / Chapecoense 3x0 Junior Barranquilla.

Quartas de final Sul-Americana 2017
- Sport 0x2 Junior Barranquilla / Junior Barranquilla 0x0 Sport.

Semifinal Sul-Americana 2017 - Flamengo 2x1 Junior Barranquilla / Junior Barranquilla 0x2 Flamengo

Fase de grupos Libertadores 2018 - Junior Barranquilla 0x3 Palmeiras / Palmeiras 3x1 Junior Barranquilla

Final Sul-Americana 2018 - Junior Barranquilla 1x1 Athletico-PR / Athleitico-PR 1 (4)x (3)1 Junior Barranquilla (decisão nos pênaltis).

Fase de grupos Libertadores 2019 - Junior Barranquilla 0x2 Palmeiras / Palmeiras 3x0 Junior Barranquilla.

Fase de grupos Libertadores 2020 -  Junior Barranquilla 1x2 Flamengo / Flamengo 3x1 Junior Barranquilla.

Final da Sul-Americana de 2018, contra o Athletico-PR, foi um dos grandes momentos da história do Junior (Foto: AFP)

FORMA DE JOGO

O Junior Barranquilla foi o último confirmado no Grupo D - uma vez que veio da pré-Libertadores - e viveu um momento de irregularidade, principalmente na temporada passada. O ex-jogador Luís Peréa vem comandando a equipe definitivamente desde setembro de 2020 e tenta promover algumas mudanças, especialmente para reduzir as oscilações do elenco. É um time que, em algumas partidas, peca na tomada de decisões e não mostra tanta eficiência.

Com um time experiente e forte fisicamente, a lentidão pode pesar. Por precisar buscar pontos, o esperado é que a equipe chegue propondo o jogo e adiante as linhas. Neste ano, o time conseguiu se estruturar mais e, assim, conseguiu consolidar uma defesa segura. Na fase inicial do Campeonato Colombiano, o Junior terminou como a segunda melhor defesa, com 13 gols sofridos em 18 partidas. O ataque, por sua vez, foi o quarto melhor da competição: 21 gols marcados no mesmo período de jogos. 

O destaque é o atacante Téo Gutiérrez, que faz sua quinta temporada no clube e é o cérebro da equipe. Outros bons nomes são Hinestroza, que pode ser perigoso pelo lado esquerdo, além de Daniel González, pelo meio, com o chute de fora da área e as assistências.

TIME BASE

O time base que entrou em campo nas últimas partidas tem Sebastián Vieira; Viafara, Daniel Valencia, Willer Ditta e Gabriel Fuentes; Moreno e Vásquez; Pajoy, Luis Gonzáles e Hinestroza; Borja.

O problema para o técnico Luís Peréa está na frente, uma vez que o atacante Teo Gutierrez já está há quatro jogos sem atuar, por conta de um desconforto no calcanhar do pé esquerdo. A defesa também será motivo de preocupação. O zagueiro Willer Ditta cumprirá suspensão automática por ter recebido o terceiro cartão amarelo na derrota para o River Plate e seu companheiro, Mera, também fica fora por lesão.

LOCAL DA PARTIDA

O Junior Barranquilla manda seus jogos no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, que também é a "casa" da seleção da Colômbia e tem capacidade para mais de 46 mil torcedores. Entretanto, a partida não poderá ser realizada no local e, portanto, acontece no Estádio Romelio Martínez, que já foi a casa do adversário do Fluminense e tem capacidade para 8.600 pessoas.