Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clássico, confronto direto e times da parte de baixo: como será o decisivo janeiro do Fluminense

Tricolor entra em 2021 pressionado para voltar a ter bons resultados e retornar à briga por uma vaga na Libertadores da próxima temporada

Tricolor não vence há três jogos e busca recuperação no Brasileirão (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Escrito por

Acostumado a atuar quase sempre uma vez por semana desde que foi eliminado da Copa do Brasil e da Sul-Americana, o Fluminense voltará a enfrentar maratonas nessa reta final da temporada. Não será sempre, mas o Tricolor já terá em janeiro alguns dias a menos de descanso. Para iniciar 2021, o Flu terá um clássico, um confronto direito e a oportunidade de tentar retornar com força à disputa por vaga na Libertadores com duelos contra times que lutam contra o rebaixamento.

> Retrospectiva: os 20 momentos mais marcantes do Fluminense na década

O jogo que abrirá o próximo ano para o time de Marcão será o clássico com o Flamengo, no dia 6, quarta-feira, às 21h30, no Maracanã. Depois, o Fluminense viaja para São Paulo, onde faz um confronto direto com o Corinthians, dia 31, também quarta, às 21h30. Em casa, no dia 17, domingo, o Tricolor receberá o Sport, às 17h.

Seguindo o caminho contra equipes da parte de baixo da tabela, o Flu terá o Coritiba, fora, no dia 20, uma quarta-feira, às 17h, e uma partida no Rio de Janeiro contra o Botafogo no dia 24, domingo, às 17h. O Tricolor enfrentaria o Goiás no dia 31, mas a partida foi adiada para o dia 2 de fevereiro.

VEJA A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

A última vez que o Flu teve pouco tempo para descansar foi em outubro, quando jogou contra o Bahia no dia 11, Atlético-MG no dia 14 e Ceará no dia 17. Depois disso, o Tricolor teve, em média, sete dias de diferença entre as partidas. Uma das exceções foi na penúltima rodada de 2020, quando entrou em campo contra o Atlético-GO apenas três dias depois do clássico com o Vasco.

NECESSIDADE DE VITÓRIA

Muito mais do que voltar a vencer depois de três partidas, o Fluminense terá em janeiro o mês decisivo para suas pretensões no Campeonato Brasileiro. O Tricolor precisa se manter dentro do grupo que vai se classificar e ainda aguardar as decisões da Libertadores, dia 23 de janeiro, e da Copa do Brasil, em 3 e 10 de fevereiro. Em um levantamento feito pelo L!, a média de pontos dos times que terminaram em sexto lugar nesta década é de 58,8, ou seja, 59. Com 40 pontos atualmente, o Flu precisaria de seis vitórias e um empate para chegar a esse número.

Depois desses seis jogos, vale ressaltar, o Flu entrará no último mês do Brasileirão, quando terá cinco jogos pela frente para definir seu futuro. Em fevereiro, são confrontos contra Bahia, Atlético-MG, Ceará, Santos e Fortaleza, sendo dois em casa e três fora.

Desde a saída de Odair Hellmann, o Fluminense teve um empate e duas derrotas sob o comando de Marcão. A equipe está em sétimo lugar no Brasileirão, com 40 pontos, quatro a menos do que o Palmeiras, sexto colocado.