Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cheio de desfalques na reta final, Fluminense busca soluções no banco para confirmar vaga na Libertadores

Tricolor precisa vencer o Bahia neste domingo para, ao menos, garantir a disputa das primeiras fases da competição continental

Manoel será titular do Fluminense contra o Bahia com a ausência de David Braz e Nino (Foto: Mailson Santana/FFC)
Escrito por

Próximo de confirmar a vaga em mais uma Libertadores, o Fluminense convive com problemas físicos no elenco na reta final da temporada. Neste domingo, contra o Bahia, às 16h, na Arena Fonte Nova, o Tricolor ganhou os desfalques de Marlon e Calegari, que se juntam ao suspenso David Braz, além de Nino, John Kennedy e Martinelli, todos fora por lesão.

Seja com mais jovens ou mais experientes, o técnico Marcão precisará encontrar no banco a solução para concluir o objetivo do Tricolor. O jogo, pela 37ª rodada do Brasileirão, tem transmissão em tempo real do LANCE!.

Com relação aos zagueiros, o Flu tem opções mais equilibradas. Sem Nino, chegando a três rodadas fora, e David Braz, que até pouco tempo atrás era a quarta opção, Luccas Claro e Manoel formam a dupla titular. Ao longo do ano, o defensor que conquistou a medalha de ouro com a Seleção Brasileira na Olimpíada de Tóquio esteve ausente, além do período dos Jogos, quando levou uma pancada no olho e agora, com lesão detectada na coxa esquerda

Veja a tabela do Brasileirão

Em 35 jogos que disputou, entre Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil, Nino teve 2 vitórias, 13 empates e nove derrotas. No período, a equipe sofreu 39 gols, mas o camisa 33 marcou três para o Flu. Já Manoel, o substituto preferido de Roger Machado e Marcão, fez jus à oportunidade e demonstrou segurança, agradando a torcida e comissão técnica. Nos 11 jogos em que substituiu o titular, a defesa foi vazada sete vezes e o time teve três derrotas. Porém, uma teve sua participação direta: no duelo contra o Palmeiras, o jogador marcou um gol contra. Na última rodada, marcou seu segundo gol com a camisa tricolor.

Na lateral-esquerda, setor que gerou mais debates ao longo da temporada, o contestado Danilo Barcelos deve retornar ao time titular para substituir Marlon, que agora tenta se recuperar a tempo da última rodada. Vale lembrar que Egídio está treinando com o grupo, mas não é nem relacionado desde o dia 2 de setembro. Em fim de contrato, ele não fica para a próxima temporada e não vem sendo utilizado.

MEIO-CAMPISTAS EM DISPUTA

Outro que segue fora é Martinelli. Titular em boa parte da temporada e considerado um dos mais talentosos de sua geração de Xerém, o volante participou de 53 dos 78 jogos do Fluminense, somando 23 vitórias, 14 empates e 15 derrotas. Ele, porém, não joga desde a 34ª rodada pois sentiu uma lesão na coxa esquerda. Um nome que poderia ser opção, como tem sido, é Calegari, mas o jovem tem um quadro de virose e, portanto, também está fora. Mesmo assim, o titular seria Wellington, que ganhou a confiança de Marcão.

Último reforço da temporada, Nonato agradou a comissão técnica nas oportunidades que teve e se tornou primeira opção para o meio na hora das substituições. O volante participou de 19 jogos pelo Flu, e viveu sete vitórias, quatro empates e oito derrotas em campo. A segurança e boa visão de jogo renderam uma assistência neste curto período. Em alguns duelos, Marcão chegou a colocá-lo como titular no lugar de Martinelli. 

ATAQUE

Contestado e irregular ao longo do ano, o ataque do Fluminense vem se fazendo mais presente nas últimas partidas, especialmente com os gols de Fred. Uma ausência sentida, porém, é de John Kennedy. Destaque no sub-20 e profissional, o jovem conquistou a arquibancada pelo estilo de jogo. Contudo, demorou até ter chances e sequência. Somando Carioca, Brasileiro e Copa do Brasil, o Moleque de Xerém participou de 22 jogos, com 794 minutos. Ele marcou quatro gols em 11 derrotas, três empates e oito vitórias do Flu.

Alternando entre a ponta e o centro do setor ofensivo, o bom posicionamento e velocidade se tornaram marcas do jovem. No clássico contra o Flamengo, o 'Carrasco' foi decisivo ao marcar dois dos três gols da vitória. Contudo, o atacante sentiu dores na coxa e está afastado desde a 33ª rodada. 

Quem não vem ganhando muitos minutos é Abel Hernández. Ao longo do mês de novembro, ele somou apenas 64 minutos em campo e ficou fora da derrota para o Atlético-MG após sentir dores no tendão de Aquiles no treino. O uruguaio, porém, deve retornar. Ele, assim como Raúl Bobadilla, que ficou um período sem ser utilizado, mas retornou por conta das lesões, está em fim de contrato e não deve renovar.

Desta forma, Marcão segue em busca das melhores opções para preencher as lacunas na escalação. O Fluminense encara o Bahia às 16h, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 37a rodada do Brasileiro. O Tricolor carioca precisa vencer pelo menos um dos dois jogos restantes para se garantir no mínimo na zona de disputa das primeiras fases da Libertadores. 

*Estagiária sob a supervisão de Luiza Sá