Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão brasileiro pelo Fluminense, Internacional e e Palmeiras, ponta Lula morre aos 75 anos

Ex-ponta, que venceu Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970 nas Laranjeiras e foi bicampeão nacional pelo Internacional, não resiste a uma parada cardíaca

Lula fez 102 gols em 376 jogos pelo Fluminense (Reprodução/Site Oficial)
Escrito por

Um dos jogadores com vasto currículo de títulos no futebol nacional se despediu na noite da última sexta-feira (11). Campeão brasileiro com as camisas do Fluminense, Internacional e Palmeiras, Lula morreu aos 75 anos. O ex-ponta-esquerda Luís Ribeiro Pinto Neto não resistiu a uma parada cardíaca. A informação foi confirmada pela assessoria do Colorado. 

Nascido em Arcoverde (PE), Lula começou no futebol de salão e, depois, atuou no amador no ABC. Após se destacar no Ferroviário-RN, Lula foi logo contratado pelo Fluminense. Logo depois, foi cedido ao Palmeiras e fez parte do elenco que conquistou o título da Taça Brasil de 1967.

De volta às Laranjeiras, fez parte de uma geração repleta de títulos. No clube, foi campeão carioca em 1969, 1970 e 1971. Na decisão de 1971, seu gol, após uma dividida polêmica com o goleiro do Botafogo, Ubirajara, levou o Fluminense ao título. Além disto, o ponta deu a volta olímpica no Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970. Com isto, tornou-se o 15º jogador que mais vestiu a camisa tricolor na história, com 376. jogos, além de 102 gols marcados.

Em 1974, mudou de ares e foi vestir a camisa do Internacional. No clube gaúcho, conquistou o tricampeonato estadual e fez parte da histórica geração que conquistou o bicampeonato do Brasileirão em 1975 e 1976. Ainda foi convocado para a Seleção Brasileira, disputando 13 partidas.

Em 1977, retornou ao futebol nordestino para jogar pelo Sport. Porém, não teve o mesmo sucesso que nos demais clubes. Fluminense e Internacional se manifestaram sobre a morte do jogador.

O Inter deixou sua nota de pesar ao "ídolo, decisivo e vencedor".  O clube afirmou:

"Ídolo, decisivo e vencedor. Hoje, nos despedimos de um jogador que foi tudo isso - e muito mais. Bicampeão brasileiro e tri gaúcho com o Inter, Lula faleceu nesta sexta. Lamentamos a perda de um gigante da história colorada, e desejamos força aos amigos e familiares".

O Fluminense, por sua vez, definiu-o como ""sinônimo de vitória, glória e orgulho".

"O Fluminense Football Club lamenta profundamente o falecimento de Lula, ponta esquerda e ídolo Tricolor. Pelo Flu, venceu o Brasileiro de 1970, os cariocas de 69, 71 e 73, e marcou 102 gols em 376 jogos com nossa Armadura. Nossos sentimentos aos amigos e familiares".