Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zico vê Pedro ‘punido’ com imbróglio entre Flamengo e CBF e questiona não pagamento; L! recapitula o caso

Rubro-Negro vai ao STJD para que o atacante não vá às Olimpíadas e fique apto para atuar no clube, insatisfeito também com a entidade por não pagar salários, algo citado por Zico

Nos últimos dois amistosos pela Seleção olímpica, Pedro foi titular e marcou três gols (Foto: Ricardo Nogueira / CBF)
Escrito por

O imbróglio envolvendo Flamengo, Pedro e CBF, por conta da convocação do atacante para as Olimpíadas de Tóquio, levou Zico a dar uma opinião contundente a respeito do caso. Em seu canal no YouTube, o Galinho de Quintino lamentou as rusgas entre o clube e a entidade e acredita que o jogador é "sempre o punido".

- No final é sempre o jogador que é punido com essas coisas porque isso mostra o grande relacionamento entre o clube e a entidade. Isso é uma coisa que tem que respeitar. A CBF hoje não restitui nada aos clubes por ter os jogadores lá - disse.

Zico também citou um exemplo de quando estava na Udinese, destino em 1983/84 depois de deixar o Flamengo. O maior ídolo rubro-negro falou que a CBF deixara de convocá-lo para evitar pagar salário e bonificações, o que não ocorre atualmente, inclusive descumprindo a Lei Pelé (que estabelece indenização no período da convocação), e desagrada o clube quanto a Pedro.

- Eu lembro que eu deixei de ser convocado quando vim pra Itália porque a CBF tinha que pagar aos clubes para ter os jogadores que estavam no exterior. Você tem que pagar luvas, salário, 13°, de tudo, hoje não paga nada, ainda muito deles voltam machucados e de quem é o prejuízo? Dos clubes que sustenta eles o ano inteiro. Aí eu acho que deveria haver um bom entendimento, o que não há - completou Zico. 

ENTENDA A POLÊMICA

Depois de  Pedro ser convocado por André Jardine e a CBF oficializar o pedido ao clube pelo "OK" para a presença do atleta na Olimpíada, o departamento jurídico do Fla entrará com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o jogador tenha condições de atuar pelo time de Rogério Ceni.

Apesar dos Jogos Olímpicos não serem Data Fifa, o fato de Pedro (ou outro atleta) estar convocado faz que com que o mesmo não tenha condições de jogo. Isso explica o movimento jurídico do Flamengo junto ao STJD, com o objetivo de ter o centroavante com a situação regularizada no sistema da CBF.

Pedro foi convocado por Jardine na manhã da última quinta (veja a lista completa aqui). Na véspera, contudo, o Flamengo já havia comunicado à CBF e aos atletas que não os liberaria para a competição em Tóquio. Após a convocação, a diretoria do clube manteve o posicionamento e, agora, aguarda um desfecho breve e favorável, seja no tribunal ou não.

Pedro, por sua vez, usou as redes sociais para comemorar convocação às Olimpíadas mesmo com a negativa do Flamengo. "Motivo de orgulho", disse

Por ora, Pedro tem sido desfalque no Fla por ter contraído recentemente a Covid-19. Este domingo (20), aliás, marca o aniversário de 24 anos do centroavante. Já ontem, após a derrota para o Red Bull Bragantino, Ceni evitou acentuar a polêmica entre o Rubro-Negro e a CBF acerca do camisa 21:

- Esse caso já foi debatido e colocada a posição do Flamengo através do seu vice-presidente. E é uma decisão administrativa que está na mão da presidência, não tem participação minha. É uma decisão muito mais administrativa do que qualquer outra coisa - falou Ceni. 

+ Veja a tabela do Brasileirão

Após ficar afastado por Covid-19, Pedro já retornou aos treinos do Flamengo no Ninho do Urubu. Ele tem realizado trabalhos para se recondicionar fisicamente e reforçar o time a partir desta semana. A volta do jogador pode ser no próximo jogo do Fla, contra o Fortaleza, às 19h de quarta-feira, no Maracanã e pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.