Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zico 70 anos: Ídolo tem relação íntima com geração do Flamengo que rivaliza com os feitos da sua era

Distante da vida política do clube há anos, Zico costuma visitar o Ninho do Urubu e acompanhar os jogos do Flamengo no Maracanã

Mais do que ídolos, amigos: Zico com Gabigol e Filipe Luís no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Maior nome da história do Flamengo, Zico completa 70 anos nesta sexta-feira, 3 de março. Se o ídolo está afastado da vida política do clube há anos, mantém uma relação próxima com o atual elenco, que "rivaliza" em número de conquistas com a geração de 1980. Com eventuais visitas ao Ninho do Urubu e frequentes idas ao Maracanã, o eterno Camisa 10 "abraça" Gabigol e companhia.

+ Personalidade de Matheus Gonçalves impressiona lideranças do Flamengo

O contato mais recente foi no Marrocos. Convidado da Fifa, Zico esteve no país para acompanhar o Mundial de Clubes. Em Rabat, visitou a concentração rubro-negra antes da semifinal com o Al Hilal (SAD), teve conversas descontraídas com os jogadores e reforçou a importância do torneio. A participação do time foi frustrante. "O Flamengo não foi Flamengo dentro de campo", afirmou Zico.

DE ÍDOLO PARA ÍDOLO: A CAMISA 10

A interação mais frequente de Zico, seja ao vivo ou pelas redes sociais, é com Gabriel Barbosa. Desde que chegou ao Flamengo, em 2019, o atacante sempre mostrou grande admiração e entendimento do tamanho da figura do ídolo para o clube. Em 2022, já com o nome na história rubro-negra, Gabi assumiu o número 10. Não antes de pedir a benção de Zico - que deu o seu aval.

Outro atleta que está no Ninho do Urubu desde 2019, Filipe Luís é outro que, sempre que possível, aproveita para tirar "uma casquinha" do ídolo e trocar impressões e ouvir as histórias do ídolo Zico.

Seu Deni e Zico, duas lendas do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Na época de Zico, o Flamengo ainda treinava na Gávea. Contudo, quando passou a visitar o Ninho do Urubu, CT de nível europeu que acomoda as divisões de base e elenco profissional, o ex-meia ainda encontrava pessoas com quem trabalhou como jogador. Era o caso do Seu Deni, massagista e funcionário histórico do clube desde a década de 80.

Desde setembro, contudo, a lenda está afastado da rotina do trabalho por questões de saúde. Seu Deni foi diagnosticado com um tumor no cérebro e realizou uma cirurgia em setembro de 2022.

Quando vai ao Maracanã, Zico também tem acesso aos jogadores. Principalmente depois dos jogos, o ídolo costuma confraternizar com o elenco e familiares. Eventualmente, Zico acaba sendo tietado pelos próprios atletas do Flamengo, como a reportagem do LANCE! já flagrou. Em abril de 2022, após o empate com o Palmeiras, João Gomes e Lázaro trocaram abraços e pediram fotos com o eterno camisa 10. Os dois garotos do Ninho já foram vendidos. Confira o momento abaixo!

Sempre questionado, Zico evitar comparar as gerações de 1981 e 2019. Rubro-Negro desde infância, o eterno camisa 10 da Gávea valoriza os feitos de Gabigol, Bruno Henrique e companhia.