Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Flamengo
escudo default
0
2
escudo default
Ceará

Vina brilha, Ceará vence no Maraca e aumenta pressão sobre o Flamengo

O meia Vina, com um gol e uma assistência, foi o grande nome da vitória do Vozão sobre o Rubro-Negro, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Vina, ao fundo, comemora o gol do Ceará diante do Flamengo, no Maracanã (Foto: Fausto Filho/cearasc.com)
Escrito por

O Ceará dominou os 45 minutos iniciais, o Flamengo cresceu após o intervalo, mas, ao fim da partida no Maracanã, o placar de 2 a 0 a favor do Vozão fez justiça ao futebol apresentado pelas equipes neste domingo. Os gols de Vina e Kelvyn premiaram uma apresentação consistente do time de Guto Ferreira, que ganhou posições na tabela e complicou o rival na briga pelo título do Brasileiro.


Sem vencer há três rodadas, o Flamengo segue estacionado nos 49 pontos. Mais do que os resultados, o time de Rogério Ceni não apresenta evolução, repetindo erros defensivos e problemas para converter as chances em gol, como aconteceu na etapa final. Já o Vozão alcançou os 39 pontos, pulando para a nona posição do Campeonato Brasileiro. Veja a classificação completa aqui.

VOZÃO DOMINA E VINA MARCA UM GOLAÇO NO MARACA

Vindo de tropeços diante do Fortaleza e Fluminense, Rogério Ceni fez três mudanças na equipe do Flamengo: saíram Hugo Souza, Natan e Gabigol, entraram César, Gustavo Henrique e Pedro. Por mais que se encontrem justificativas para as alterações, o fato é de que elas não surtiram efeito. O futebol apresentado pelo time foi de um nível igual (ou pior) em relação aos jogos anteriores. Previsível com a bola e bagunçado na hora de defender, o Fla foi para o intervalo perdendo por 1 a 0, com Vina marcando para o Vozão.

A facilidade com que Léo Chu avançou pela esquerda e a liberdade de Vina - o principal nome do Ceará - na entrada da área retratam bem as fragilidades defensivas do Flamengo na temporada, as quais persistem sob o comando de Rogério Ceni. Ao longo dos 45 minutos iniciais, o Vozão encaixou outros bons ataques, e não ampliou o placar por um erro na tomada de decisão ou uma finalização travada na hora decisiva. Já o time de Ceni não apresentou o repertório ofensivo que se espera e, só no fim, ensaiou uma pressão sem êxito.

RUBRO-NEGRO PRESSIONA, MAS PERDE GOLS E O JOGO

Diante desse cenário, o Flamengo voltou com mudanças do intervalo: Diego entrou no lugar de Gustavo Henrique, que recebeu cartão amarelo aos cinco minutos da etapa inicial. Com isso, Rogério Ceni voltou a utilizar Willian Arão como zagueiro, ao lado de Rodrigo Caio. O camisa 10 ditou o ritmo do time a partir disso, e, diante de um Ceará menos agressivo, a equipe assumiu o controle do jogo e, aos poucos, passou a acumular chances desperdiçadas - mesmo sem apresentar o repertório ofensivo exaltado por Ceni após o Fla-Flu.

Arrascaeta, Isla, Gerson arriscaram finalizações, mas as melhores chances até os 20 minutos foi de Pedro. Após passe do meia uruguaio, o centroavante ficou cara a cara com Richard, mas o chute saiu por cima da meta do Ceará. Na sequência, em cabeçada do camisa 21, o goleiro do Vozão fez grande defesa.

Foi então, aos 24 minutos da etapa final, que Gabriel Barbosa entrou no jogo, substituindo Everton Ribeiro. O camisa 7 acompanhou o nível do time e não teve boa atuação no Maracanã. Aos 31, Ceni trocou o lateral Isla pelo atacante Vitinho, lançando o Flamengo, de vez, todo ao ataque. Com a bola viva na área adversária a todo tempo, o Rubro-Negro esteve muito próximo do empate. Os jogadores, contudo, hesitaram na finalização, buscando um passe a mais e desperdiçando chances. Assim, o Ceará foi resistindo na defesa e, ao 44 minutos, encaixou o contra-ataque para garantir a vitória no Maracanã. Kelvyn, que havia entrado pouco antes, foi lançado por Vina e finalizou forte: 2 a 0.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 2 CEARÁ

Estádio:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de janeiro de 2021, às 16h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Vina (0-1, 12'/2ºT) e Kelvyn (0-2, 44'/2ºT)

Cartões amarelos: Gustavo Henrique e Gerson  (FLA); Richard (CEA)
Cartão vermelho: Guto Ferreira.

FLAMENGO (Técnico: Rogério Ceni)

César; Isla (Vitinho, 31'/2ºT), Rodrigo Caio, Gustavo Henrique (Diego Ribas, Intervalo) e Filipe Luís (Renê, 42'/2ºT); Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro (Gabriel Barbosa, 24'/2ºT) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Rodrigo Muniz, 42'/2ºT).

CEARÁ (Técnico: Guto Ferreira)

Richard; Eduardo, Tiago Pagnussat (Klaus, 36'/2ºT), Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (Kelvyn, 30'/2ºT); Lima (Charles, 15º/2ºT), Fernando Sobral, Vinícius e Léo Chu (Sauleo, 15'/2ºT); Cleber (William Oliveira, 30'/2ºT).