Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo termina ano frustrante com cenário indefinido para 2019

Clube da Gávea passa por eleição no próximo sábado e a chapa vencedora terá prazo curto para tomada de decisões fundamentais para a próxima temporada, como o técnico do time

Dorival Júnior deixou o futuro em aberto (Foto: Andre Melo Andrade/Eleven)
Escrito por

A temporada chegou ao fim para o Flamengo e, por ora, não se sabe qual será deixado para o próximo ano do departamento de futebol. Afinal, os resultados esportivos não foram alcançados em 2018, há indefinições quanto ao comando técnico e elenco profissional que defenderá o Rubro-Negro a partir de janeiro.

As respostas começarão a ser dadas no próximo sábado, quando os sócios votarão na eleição, na Sede da Gávea, que definirá o mandatário do próximo triênio. Quatros chapas (Amarela, Branca, Rosa e Roxa) concorrem ao cargo e, a partir de segunda, o LANCE! publica entrevistas exclusivas com os candidatos.

Contratado para recolocar o Flamengo na disputa do título nacional  nas últimas 12 rodadas do Brasileirão, Dorival Júnior tem contrato encerrado no final do ano. Com o “fico” de Renato no Grêmio - até então, favorito das chapas mais cotadas para vencerem a eleição -, a permanência do técnico ganha força.

Após a derrota no Maracanã, Dorival deixou o futuro na Gávea em aberto.

- Eu deixo em aberto. Eu não sei o que vai acontecer. Que sejam felizes os dois candidatos (Ricardo Lomba e Rodolfo Landim), que disputem a eleição de forma limpa. E que seja o melhor para o Flamengo. Essa é a torcida de todos nós - comentou o comandante após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR.

José Carlos Peruano (Amarela), Marcelo Vargas (Branca), Ricardo Lomba (Rosa) e Rodolfo Landim (Roxa) são os candidatos à presidência do clube.

Dorival assumiu o comando do time após a eliminação na Copa do Brasil, para o Corinthians, com os jogadores em viés de baixa e com a confiança abalada. Com o treinador, o Flamengo voltou a apresentar bom futebol e, em especial, alguns atletas subiram de desempenho: Willian Arão, Everton Ribeiro, Vitinho, Uribe...

A equipe não chegou a ameaçar o título palmeirense da reta final, muito por conta dos empates amargos contra São Paulo e Palmeiras, mas o retrospecto do Dorival Júnior foi positivo: sete vitórias, três empates, duas derrotas e vice-campeonato do Brasileirão, com direito à vaga direta para a fase de grupos da Libertadores do  ano que vem.  Resta saber se Dorival ainda estará na Gávea.

ELENCO PASSARÁ POR MUDANÇAS

Se a manutenção da comissão técnica de Dorival Júnior para 2019 ainda é uma incógnita, a certeza de que o elenco profissional passará por mudanças existe. A começar pela saída de Lucas Paquetá, vendido ao Milan, da Itália. Uma das missões da próxima diretoria será encontrar o substituto do camisa 11, autor de 12 gols (vice-artilheiro do Rubro-Negro) e sete assistências na temporada.

Ainda há os casos de Geuvânio e Marlos, cujos empréstimos chegam ao fim em 31 de dezembro. Como os atacantes não corresponderam às expectativas, suas permanência para 2019 são improváveis. O primeiro tem vínculo com o chinês Tianjin Quanjian, enquanto o colombiano pertence ao Manchester City (ING).

Mesmo em caso de vitória da chapa de situação, do candidato e atual VP de futebol Ricardo Lomba, a tendência é de mais mudanças. Em 2018, a posição de centroavante e as laterais foram problemáticas para o Rubro-Negro. Há a expectativa de melhora no setor ofensivo com a adaptação de Vitinho e Uribe, contratados com o segundo semestre em andamento. Os dois seguem no Fla.

Por fim, as situações dos "Diegos". Um dos nomes mais experientes do elenco e entre as principais contratações dos últimos anos, Diego Alves termina 2018 afastado do grupo. O camisa 1 sofreu lesão no joelho direito, mas cometeu ato de indisciplina após ser mantido como reserva por Dorival Júnior. O goleiro tem contrato até 2020 e não teria dificuldades de se recolocar no mercado nacional.

O meia Diego, por sua vez, tem contrato até julho com o Flamengo, podendo assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de janeiro. O camisa 10 se diz feliz no clube da Gávea, o qual trata como prioridade, mas revelou que seu empresário foi procurado e recebeu propostas de outras equipes brasileiros. 

EQUIPE SE REAPRESENTA PARA A FLORIDA CUP

Os jogadores entraram de férias após a partida contra o Atlético-PR. A data da reapresentação ainda não foi divulgada pelo Flamengo, mas o próximo compromisso rubro-negro já está marcado: dia 10 de janeiro, em Orlando, estreia da Florida Cup diante do Ajax, da Holanda. No dia 12, o Fla enfrenta o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, na torneio de pré-temporada em 2019.

Pelo Campeonato Carioca, a estreia do Rubro-Negro está marcada para o dia 20 de janeiro, contra o Bangu, pela 1ª rodada do Grupo C da Taça Guanabara.