Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Substituições de Dorival preocupam torcida do Flamengo e acendem alerta para Libertadores

Treinador rubro-negro teve dificuldades para armar o meio-campo sem João Gomes e com os dois volantes substituídos 

Dorival teve problemas para montar meio da equipe após saídas de Vidal e Thiago Maia (Foto: Paula Reis / Flamengo)
Escrito por

O Flamengo venceu o Corinthians nos pênaltis e se sagrou campeão da Copa do Brasil. No entanto, o jogo foi muito mais sofrido do que se esperava, especialmente após o gol de Pedro, antes dos dez minutos de partida. Dorival não conseguiu encontrar soluções no meio-campo e, por isso, deve estar em alerta para a Libertadores. 

+ Vidal, do Flamengo, compartilha foto de tornozelo inchado; meia ainda será reavaliado

No primeiro tempo, o Flamengo conseguiu dominar o meio-campo e teve boa oportunidades de matar a partida. No entanto, recuou e deixou o Corinthians gostar do jogo. Depois que Vidal e Thiago Maia, os dois pilares do setor, deixaram o gramado, o Rubro-Negro perdeu o domínio das ações. 

MATHEUZINHO PELO MEIO

A primeira alteração promovida por Dorival foi a saída de Vidal para a entrada de Matheuzinho. O lateral já havia jogado improvisado no jogo contra o Atlético-MG, mas não tinha conseguido se firmar. Na decisão desta quarta não foi diferente e ele teve dificuldade para conter as ações do meio do Corinthians. 

+ Flamengo x Corinthians: BEPE vê sucesso em ação que impediu 'invasão generalizada' ao Maracanã

Percebendo que o ímpeto do Corinthians era grande, Dorival também chamou Fabrício Bruno, para recompor o sistema defensivo. A ideia era de avançar David Luiz, que já jogou como volante, e deixar o zagueiro em sua posição de origem. No entanto, mais uma vez, a mudança no surtiu efeito. 

CONFUSÃO NO FLAMENGO E EMPATE DO CORINTHIANS

Desde o momento que Fabrício Bruno entrou na vaga de Thiago Maia, que também saiu com dores, o Flamengo desandou. Perdeu completamente o domínio do meio-campo, como explicitado pela posse de bola no segundo tempo (61% a 39%). David Luiz também pareceu confuso, já que vinha fazendo grande partida na defesa. 

O resultado foi o gol de empate do Corinthians, em cruzamento de Mateus Vital e finalização de Giuliano. A tensão era nítida no Maracanã, a torcida rubro-negra protestou. O próprio Santos, após o duelo, comentou que o Flamengo sentiu o empate e teve de recompor antes das penalidades. 

+ Flamengo mantém escrita e é campeão após eliminar Atlético-MG pela quinta vez

Clube da Gávea perdeu o controle do jogo no segundo tempo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

As mudanças e problemas no setor escancaram uma realidade percebida após a partida contra o Cuiabá: Diego Ribas está perdendo espaço. O meia, que falhou no jogo citado, era a única opção para substituir Vidal e Thiago Maia e, mesmo assim, foi preterido por atletas improvisados. 

BOAS NOTÍCIAS

Apesar dos problemas na última sequência, Dorival terá duas boas notícias visando a final da Libertadores. A primeira é o retorno de João Gomes ao time titular, já que o volante estava suspenso na final da Copa do Brasil. Titular ao longo de toda a temporada, o garoto do Ninho deve se manter entre os 11 na decisão. 

+ Rodinei entra em lista: veja 10 heróis improváveis da história do Flamengo

Para o banco, além de Vidal, Erick Pulgar também deve estar à disposição em Guayaquil. O volante teve uma entorse no tornozelo e está fora desde o retorno da Data Fifa, ainda no fim de setembro. O chileno também pode agregar em situações complicadas, como a vista na Copa do Brasil. 

João Gomes esteve no Maracanã, mesmo suspenso, e celebrou o título (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Antes de pensar na final da Libertadores, no entanto, o Flamengo terá mais dois compromissos pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe rubro-negra viaja à Belo Horizonte, para enfrentar o América-MG. Depois, se despede da Nação no Maracanã, diante do Santos.