Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Semelhanças e diferenças marcam a trajetória da nova dupla de zaga

Léo Duarte encara terceiro jogo pelo profissional fazendo dupla de zaga com Juan, seu ídolo pessoal e inspiração dentro do clube. Liderança, crias da base e idade marcam ambos

Dupla será mantida para a partida contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Um jovem almejando a ascensão e um veterano, consagrado e que se sente em casa. De semelhança, a identificação com o Flamengo, tendo ambos sendo criados nas categorias de base do clube. Mas com trajetórias e características distintas. Enquanto um nascia em 1996, o outro, no mesmo ano, estreava profissionalmente com o Flamengo. A dupla de zaga volta a ser formada por Léo Duarte e Juan no jogo desta quarta-feira à noite, às 21h45, contra o Fortaleza, no Raulino de Oliveira, pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. E a intenção é repetir a atuação contra o Sport, saindo invictos e classificados. O LANCE! transmite a partida em tempo real.

Natural de Mococa, cidade do interior de São Paulo, Léo Duarte só foi chegar ao Flamengo em 2014, com 17 anos, após passagem pelo Desportivo Brasil-SP. Jogou pelos juniores até a Copinha deste ano, quando foi campeão, capitão e um dos destaques. Com contrato renovado até 2019, o jovem é uma das grandes esperanças para o futuro.

Juan é carioca, nascido e criado no Humaitá, bairro da Zona Sul do Rio. Estreou pelo Flamengo em 1996, onde atuou durante seis anos, até 2002. Conquistou quatro campeonatos cariocas e a Copa Mercosul. Retornou ao clube no início do ano e é um dos mais regulares do elenco. Mesmo não sendo muito de holofote e mantendo um estilo tranquilo e de poucas palavras, serve de espelho para os mais jovens, como Léo, e assumiu a pouco tempo a braçadeira de capitão do Flamengo.

- Assim que soube que ia jogar, o Juan me passou muita coisa. É um cara sensacional e que me deixou muito tranquilo - disse Léo Duarte na saída de campo após sua estreia pelos profissionais no domingo, contra o Sport.

No último sábado, os dois jogaram juntos durante os 90 minutos e demonstraram um entrosamento incomum para quem não havia atuado junto. Com a saída de Wallace, a tendência é de que, até a possível chegada de um zagueiro, os dois sigam atuando juntos entre os titulares. Mesmo com a diferença de idade. Enquanto um tem 19 anos, o outro 37. Em outros aspectos a dupla Léo Duarte e Juan se assemelha.

Ambos têm a liderança como característica. Léo Duarte era o capitão do Flamengo nas divisões de base e foi quem levantou a taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistada pelo rubro-negro no inicio do ano. Juan, em contrapartida, sempre foi considerado o líder dentro do elenco atual e, nos últimos dias, ganhou a braçadeira de capitão que era de Wallace, que está de saída. 

Além do que, os dois foram criados dentro das divisões de base do Flamengo e estão habituados a pressão que representa jogar no clube. Apesar de terem surgido em épocas completamente distintas, os dois tem conhecimento da casa e do Flamengo. Para reverter a vantagem do adversário - precisa vencer sem levar gol ou por dois gols de diferença - a dupla poder ser fundamental, ainda mais para um Rubro-Negro sem Muricy.