Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem Rodrigo Caio, Flamengo trabalha ‘no limite’ com zagueiros para a reta final da temporada

Pelo planejamento, Rubro-Negro possui número certo de zagueiros para as duas equipes, do Brasileirão e das Copas

Rubro-Negro só tem quatro zagueiros no elenco (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo; Marcelo Cortes / Flamengo)
Escrito por

Nesta quinta, o Flamengo divulgou um boletim médico que confirma nova cirurgia de Rodrigo Caio. O zagueiro já treinava com o grupo, mas o departamento médico optou pelo procedimento para evitar riscos futuros. Com a decisão, o Rubro-Negro trabalhará 'no limite' com o setor até o fim da temporada. 

O Flamengo iniciou o ano com sete zagueiros à disposição. Além de David Luiz, Léo Pereira, Pablo e Fabrício Bruno, que ainda podem atuar em 2022, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Gabriel Noga também estavam no elenco. Gustavo foi negociado com o Fenerbahçe, Noga com o Atlético-GO. 

+ Rodrigo Caio passará por cirurgia e não joga mais pelo Flamengo no ano: 'Minha história não acabou aqui'

Como frisado pelo próprio Dorival, o Clube da Gávea pretende manter o planejamento e utilizar dois times diferentes, um no Brasileirão e outro nas Copas. Com a lesão de Rodrigo Caio, no entanto, o Flamengo pode ficar sem reservas em caso de suspensão ou de novas lesões. 

VEJA NÚMEROS DOS ZAGUEIROS DO FLAMENGO EM 2022

David Luiz - 40 jogos (35 como titular)
Léo Pereira - 32 jogos (26 como titular)
Pablo - 23 jogos (20 como titular)
Fabrício Bruno - 19 jogos (17 como titular)
Rodrigo Caio - 12 jogos (10 como titular)
Gustavo Henrique - 10 jogos (8 como titular)
Gabriel Noga - 4 jogos (todos como titular, no Carioca)

Enquanto David Luiz e Léo Pereira estão no "time das Copas", Pablo e Fabrício Bruno integram a equipe que disputa o Brasileirão. Caso ocorra algum imprevisto, contudo, as duplas terão de ser misturadas e isso pode atrapalhar o planejamento, especialmente na parte física. 

David Luiz e Léo Pereira são considerados os titulares do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

David Luiz, em idade mais avançada, já provou que pode disputar mais partidas que o esperado. O zagueiro disputou os 90 minutos em cinco dos últimos seis jogos do Flamengo na temporada. Para Dorival, resta alinhar o planejamento às necessidades do elenco.

+ Denir visita Ninho do Urubu após cirurgia e é 'tietado' por jogadores do Flamengo

Para suprir as ausências, o treinador rubro-negro pode até subir jovens jogadores da base. Cleiton, que já participou de algumas atividades do elenco profissional, é um nome a ser observado para o futuro do Flamengo. 

De olho na reta final da temporada, Dorival Júnior terá 10 dias de treinamentos sem compromissos, iniciados após o clássico contra o Fluminense, no último domingo. O próximo desafio do Flamengo é contra o Fortaleza, na quarta-feira (28), pelo Brasileirão. A partida acontecerá às 19h (de Brasília), na Arena Castelão.