Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem Arão, Flamengo soma a quarta saída entre os titulares de 2019 e deve ter reformulação a curto prazo

Gerson, Pablo Mari e Rafinha foram os três primeiros titulares a deixarem o clube nos anos anteriores. Cebolinha e Vidal foram os primeiros reforços, mas outros estão em pauta

Willian Arão deixará o Flamengo para assinar com o Fenerbahçe, de Jorge Jesus (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)
Escrito por

O torcedor do Flamengo ainda convive com saudades do que vivenciou em 2019. Uma equipe que somou títulos importantes sob a batuta de Jorge Jesus e encantou o Brasil com um futebol ofensivo e de extrema qualidade. Com a saída de Arão, quatro titulares daquela equipe já deixaram o clube, que visa uma reformulação a curto prazo.

Com isso, o LANCE! procurou analisar de que maneira o Flamengo pretende organizar essas mudanças em seu elenco. Além de Arão, Gerson, Pablo Mari e Rafinha foram os três primeiros titulares a deixarem o clube carioca nos anos anteriores. Everton Cebolinha e Vidal foram os primeiros reforços, mas outros estão em pauta.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro 

EM MEIO À FALHAS E POLÊMICAS, UMA AFIRMAÇÃO

Na atual temporada, nenhum goleiro deste elenco conseguiu se firmar e transmitir segurança à torcida. Diego Alves se envolveu em polêmicas sobre a renovação de contrato, enquanto o jovem Hugo teve falhas em série. O experiente arqueiro, campeão em 2019, tem contrato até o fim do ano e a tendência é que não renove.

+ Flamengo tem desfalques importantes para o duelo contra o Corinthians; veja os relacionados

Destaque no Athletico-PR, Santos foi contratado no mês passado e sob o comando de Dorival Júnior começa a se firmar em frente à meta rubro-negra. Mesmo com a falha contra o Santos, o goleiro tem tido boas atuações e parece ser a reposição ideal para uma possível saída de Diego Alves.

JOVENS GANHANDO ESPAÇO; EXPERIENTE EM FIM DE CONTRATO

Nas laterais, Rafinha era o titular naquela temporada, mas foi negociado com o futebol grego. De volta ao Brasil, teve uma rápida passagem pelo Grêmio e atualmente defende as cores do São Paulo. Com a saída de Isla, Rodinei tem tido oportunidades e foi bem contra o Tolima. Matheuzinho, por sua vez, ainda tenta se firmar e não oscilar.

+ Arrascaeta vira baixa no Flamengo para o duelo com Corinthians

Do outro lado, Filipe Luís chegou com o patamar de experiência no Velho Continente. Vencedor, esteve à frente da posição naquele ano mágico. Atualmente, tem contrato até o fim do ano, mas deve seguir por mais um tempo. Ayrton Lucas foi contratado recentemente e começa a ter sequência.

O ESPANHOL SE FOI, MAS SOBRAM OPÇÕES NO ATUAL ELENCO

A dupla de zaga titular em 2019 era Rodrigo Caio e Pablo Mari. Após a conquista da Libertadores, o espanhol voltou ao futebol europeu, enquanto o ex-São Paulo enfrenta problemas com as constantes lesões. Na atual temporada, Dorival Júnior tem um série de opções para o setor: Gustavo Henrique, Léo Pereira, Pablo e Fabrício Bruno.

+ Mercado, base e time principal: as peças de reposição para o Flamengo suprir a perda de Willian Arão

Os dois últimos parecem agradar mais a torcida e tiveram atuações mais convincentes mesmo com menos tempo em campo. A primeira dupla oscila bastante e não consegue convencer a torcida de que podem ser titulares absolutos. David Luiz também chegou para dar experiência ao setor, mas tem contrato até o fim do ano.

Pablo Marí e Gerson deixaram o Flamengo (Alexandre Vidal/Flamengo)

A SAÍDA DOS VOLANTES E UMA NOVA DUPLA NO HORIZONTE

Depois de Gerson, Willian Arão será mais um homem do setor de meio de campo de 2019 a deixar o clube. Em 2021, o famoso 'Coringa' acertou com o Olympique de Marselha, da França, por 25 milhões de euros (aproximadamente R$160 milhões na cotação da época). 

Já o camisa 5 deve assinar com o Fenerbahçe, que hoje é comandado justamente por Jorge Jesus. Do famoso 'Tá mal Arão', o volante conquistou o comandante português e terá uma chance no futebol do Velho Continente.

+ Agora vai? Listamos projetos de estádios do Flamengo que acabaram não vingando

No elenco, Thiago Maia e o jovem João Gomes conseguem render. O chileno Arturo Vidal pode ser um meia central. Recentemente, por outro lado, o Rubro-Negro perdeu Andreas Pereira, cujo vínculo de empréstimo chegou ao fim neste mês.

Para o setor, o interesse por Wendell e Walace foi confirmado pelo VP de futebol do clube, Marcos Braz. O primeiro demonstra qualidade desde a época de Fluminense e teve destaque com a camisa do Zenit, da Rússia. O segundo foi revelado pelo Grêmio e defende as cores da Udinese, da Itália. Ambos são jovens e com experiência internacional (Wendel tem 24, e Walace, 27).

Wendel e Walace interessam ao Flamengo (Montagem Lance! Fotos: Divulgação / Zenit; Divulgação / Udinese)

DUPLA SEGUE FIRME, MAS CAMISA 10 ESTÁ PERTO DO ADEUS

Na articulação do time, Everton Ribeiro e Arrascaeta seguem dando conta do recado. O uruguaio tem sido um dos destaques do time e sobra no futebol brasileiro. O camisa 7 oscila um pouco mais, porém tem qualidade para desequilibrar e levar à equipe a vitória com um passe ou um drible em direção ao gol.

+ Flamengo: Paes dá sinal positivo para construção de estádio e sugere local

Dos que entraram naquela final emblemática contra o River Plate, Diego Ribas tem contrato até o fim do ano, mas não deve continuar. Nas últimas vezes em que teve chance, não conseguiu render o esperado e, além de perder espaço, parece não ter mais clima com a torcida.

LESÃO SÉRIA, SINTONIA DE DUPLA E REFORÇO QUALIFICADO

O sistema ofensivo era composto pela dupla dinâmica Gabigol e Bruno Henrique. O camisa 9 segue marcando seus gols e hoje pode formar uma dupla promissora com Pedro. Bruno, por sua vez, teve uma lesão séria no joelho e só voltará aos campos em 2023.

+ Flamengo se posiciona a favor da mudança na Lei Pelé

Pelos lados, Vitinho tem contrato até o fim do ano, mas segue como opção no banco de reservas. Além dele, Marinho e o jovem Lázaro têm entrado com frequência. Everton Cebolinha é a grande contratação da equipe nesta janela de transferência e chega para ser uma peça importante nesta reformulação.

Diego Ribas e Diego Alves podem deixar o clube (Marcelo Cortes / Flamengo)