Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seis feitos que o Flamengo obteve logo após o ‘6 a 0 da vingança’

Em pouquíssimos dias, o Mengão faturou deste turno do Carioca até Mundial de Clubes. Recorde os passos que marcaram a equipe após o triunfo histórico de 1981

Flamenguistas comemoram um dos gols no Maracanã: conquistas chegaram ao mundo (Reprodução / You Tube)
Escrito por

Os motivos para a torcida do Flamengo recordar o fim do ano de 1981 não ficaram restritos ao dia 8 de novembro. Logo após aplicar a goleada histórica por 6 a 0 sobre o Botafogo (que teve sabor de "vingança", devido ao revés que Jairzinho comandou em 1972), a equipe teve, pelo menos, seis motivos para fazer a festa.

O LANCE! aponta abaixo os fatos que se desencadearam após o 6 a 0 sobre o Botafogo.

1 - ADEUS, "FANTASMA"!

Com a goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo, o Flamengo silenciou as provocações que ocorreram durante nove anos. O triunfo, que começou a ser construído ainda no primeiro tempo e teve seu último ato aos 42 minutos da etapa final, ficou ainda mais saboroso porque do outro lado estava Jairzinho, "carrasco" da goleada de 1972.

2 -  O ESQUADRÃO SE FORMA POR COMPLETO

Após a equipe conviver com um revezamento de nomes como Carlinhos e Baroninho na ponta-esquerda, o setor ganha no 6 a 0 seu titular definitivo. Com uma atuação impecável, na qual anotou um gol e se destacou em arrancadas e cruzamentos, Lico cai definitivamente nas graças da torcida, e entra no time para não sair mais.

3 - A AMÉRICA SE PINTA DE VERMELHO E PRETO

Flamengo vence jogo-desempate com Cobreloa em Montevidéu (Foto: Reprodução / You Tube)

No jogo-desempate da final da Copa Libertadores (após vitória por 2 a 1 e derrota por 1 a 0), o Flamengo supera o confronto acirrado e a boa dose de violência do Cobreloa (CHI) em Montevidéu para sacramentar seu título. Cabe a Zico, em uma jogada individual aos 18 minutos do primeiro tempo, e em belíssima cobrança de falta a seis minutos do fim, sacramentar a conquista continental.

4 - NOVO TÍTULO E VANTAGEM PARA A FINALÍSSIMA DO CARIOCA

Avassalador, Rubro-Negro goleia o Volta Redonda para garantir o Terceiro Turno (Foto: Reprodução / You Tube)

Definida após muito suspense para o dia 26 de novembro, a última partida da equipe no Terceiro Turno ratifica o favoritismo do Flamengo na final do Campeonato Estadual. O Rubro-Negro garante uma goleada por 5 a 1 sobre o Volta Redonda e leva vantagem para a decisão contra o Vasco.

5 - COM 'LADRILHEIRO', FLA É CAMPEÃO CARIOCA E VAI RUMO A TÓQUIO

Com direito a ladrilheiro em campo e confusão, Flamengo supera o Vasco na final do Carioca de 1981 (Foto: Reprodução / You Tube)

A decisão do Campeonato Carioca testou o coração de muitos flamenguistas. Iniciada sob a triste lembrança da morte de Cláudio Coutinho, que teve seu nome aplaudido por torcidas de Flamengo e Vasco, a final trouxe os vascaínos tirando a vantagem rubro-negra com um 2 a 0. Em seguida, Roberto Dinamite calou a comemoração do título no fim de um jogo debaixo de chuva. Porém, a taça finalmente chegou às mãos da Gávea no terceiro jogo: com gols de Adílio e Nunes, e a invasão de um ladrilheiro que esfriou os ânimos da reação vascaína, o Flamengo de Paulo César Carpegiani garantiu o 2 a 1 e, na semana seguinte, partiu para Tóquio.

6 - TUA VOZ ECOA PELO MUNDO, MENGÃO!

Flamengo derruba o Liverpool em um tempo só (Foto: Reprodução / You Tube)

No dia 13 de dezembro de 1981, o mundo pôde reverenciar o futebol do Flamengo. Diante de um Liverpool que era apontado como favorito, o Rubro-Negro deu tratos à bola desde o primeiro minuto e não teve dificuldades para definir sua vitória ainda no primeiro tempo. Com dois gols de um Nunes impiedoso e um de Zico inspiradíssimo, o Mengão encerrava o ano com a faixa de campeão do mundo no peito.