Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Segredo para a liderança: defesa consistente do Fla faz a diferença

Desde a chegada de Maurício Barbieri, a equipe sofreu apenas sete gols em 15 jogos com o comandante e a segurança é transparecida jogo a jogo

Dourado desencantou e ajudou o Flamengo a derrotar o Fluminense (Staff Images / Flamengo)
Escrito por

Uma boa equipe sempre começa com uma boa defesa. E esse deve ser o mantra clamado por Maurício Barbieri em todas as atividades a frente do comando técnico do Flamengo. Afinal, desde que assumiu, a defesa rubro-negra antes questionada tem sido o principal pilar da equipe. O ataque faz gol, isso não se questiona. Contudo, o Flamengo venceu a maioria de suas partidas por 2 a 0. Por isso, em 15 jogos no comando, são apenas sete gols sofridos, co uma média de apenas 0,40 gols por jogo.

O ataque é o melhor do Brasileiro também. Marcou 18 vezes. Sofreu somente seis. Muito pelo trabalho feito pelo treinador. Basta ver a situação atual da defesa rubro-negra. Os titulares, Réver e Juan, estão machucados. Mas Léo Duarte, Rhodolfo e Thuler não estão deixando a desejar até aqui. Até o questionado Diego Alves vive uma fase absoluta.

NO GOL
Diego Alves virou inquestionável de uma vez por todas. O camisa 1 passe uma segurança para o time e para a torcida de forma abismal. Enfim, começa a valer o alto investimento feito. Dos goleiro dos grandes clubes da Série A, é o que mais defende bolas que vão ao gol. Não tem partida que ele não passe essa tranquilidade. O momento da defesa passe por ele.

QUEM JOGA, DÁ CONTA DO RECADO
Muitos acharam que as lesões de Juan e Réver, até de Rhodolfo em dado momento, seria preocupante. Nada disso. O desempenho de Léo Duarte e Thuler é sempre acima da média. A dupla tem sido fundamental quando requisitada, em especial Léo que vem em uma grande sequência como titular. O momento é ótimo. Apenas em três dos dez jogos o Flamengo tomou gol. Sendo que contra  Chapecoense, que foram três, era um time alternativo. Os titulares, no Brasileiro, só Vasco e Vitória vazaram a defesa.

DE TRÁS PARA FRENTE
Quando a defesa faz sua parte, o ataque também funciona. Como a tranquilidade vem de trás, fica mais fácil para os atacantes fazerem sua parte. Vinícius Júnior não marcou contra o Fluminense, mas infernizou o rival. Lucas Paquetá e Everton Ribeiro foram decisivos. Aí sobrou para quem está na função de marcar deixar o seu. Dourado, sempre perfeito nas penalidades, e Vizeu iluminado. Assim, fica difícil vencer esse Flamengo.

PRECISA MELHORAR EM QUE?
Na intensidade. O time caiu muito de produção no segundo tempo, depois de uma ótima primeira etapa. Foi sufocado pelo Fluminense, mas não foi vazado porque a defesa foi perfeita. Obviamente, tudo passa muito pelas excelentes atuações de Cuéllar, um verdadeiro leão em campo. Pode manter mais o equilíbrio em alguns jogos e não ceder a pressão. Se mantiver esse equilíbrio, o Flamengo caminha a passos largos para conquistar o Brasileiro.