Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saúde financeira e desejo por ‘todas as competições’: entenda a postura do Flamengo na busca por reforços

O Flamengo garantiu e busca garantir a permanência de jogadores importantes para o elenco; postura dos dirigentes mostra que os reforços virão sem loucuras financeiras

Braz, à esquerda, e Spindel, à direita (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Ainda que tenha feito apenas uma contratação, o Flamengo está ativo no mercado da bola. Inicialmente, os primeiros movimentos indicaram que o clube trabalhou para garantir a permanência de jogadores que, hoje, já estão na Gávea. Agora, uma semana depois da chegada de Marinho, o Rubro-Negro continua com o intuito de não perder peças importantes, mas já desembarca na Europa para também trazer reforços.

> Marinho é do Flamengo; veja os 16 jogadores mais valiosos do Rubro-Negro

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

A primeira parada é em Londres, onde os dirigentes se encontrarão com representantes do Manchester United. A missão é garantir a permanência de Andreas Pereira, que está emprestado pelo Red Devils ao Rubro-Negro até o dia 30 de junho deste ano.

A vontade de continuar no Rubro-Negro é tanto do clube carioca quanto do próprio jogador, mas há um empecilho: a multa rescisória de Andreas é de 20 milhões (pouco mais de 121 milhões de reais na cotação atual). O valor é fora da realidade financeira e, por isso, será necessitária uma reunião para que ambos os lados cheguem a um denominador comum. 

- Evidente que o Flamengo não irá pagar o que está no valor fixado (20 milhões de euros). Aceitamos esse valor na época porque foi o acordado e queríamos o jogador por empréstimo. Depois, dando tudo certo, se senta na mesa para tratar os termos de novo. Eles já sabem que o Flamengo não irá pagar essa quantia. Vamos sentar com calma, tranquilidade, e fazer eles entenderem a grandeza do Flamengo e que, se eles ficarem como parceiros do Flamengo, com um percentual, como foi no acordo com o Pablo Marí (Manchester City) e Gerson (Roma), há vantagem - disse Braz, ao canal do Venê Casagrande, na última quinta-feira.

> Veja e simule a tabela do Cariocão

Vale destacar que Andreas é mais um jogador com quem o Flamengo busca a permanência. Além dele, o clube já iniciou conversas para renovar o contrato de Vitinho, que tem vínculo apenas até o fim deste ano. A partir de julho, ele já poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe.

O Rubro-Negro também garantiu a continuidade de Thiago Maia. O volante estava emprestado junto ao Lillie, da França, mas foi comprado no último mês. Léo Pereira e Rodinei, por exemplo, tiveram propostas, mas a diretoria não aceitou as ofertas - eles, então, seguem com o time em 2022.

EUROPA E ESTRATÉGIA

A viagem ao Velho Continente foi feita para comprar Andreas, mas também para trazer reforços. Nesse sentido, o Flamengo traçou a estratégia e esperou a janela internacional fechar para fazer contratações na Europa. 

- Eu entendo a cobrança do torcedor, tem esse papel de fiscalizar, de cobrar, mas acredito que, em fevereiro, possamos ter outras novidades. Está fechando a janela internacional. Tivemos como estratégia esperar fechar a janela internacional, que fecha na segunda-feira, isso não quer dizer que não estejamos trabalhando para trazer os reforços - afirmou Marcos Braz em entrevista ao programa "Donos da Bola", na última semana.

Inclusive, um jogador que interessa a diretoria e o técnico Paulo Sousa é Everton Cebolinha, atualmente no Benfica. O Flamengo já conversou com os Encarnados, mas os portugueses não demonstraram "interesse firme" em seguir com negócio. A negociação é vista como difícil, e o Fla não fará loucuras financeiras.

RESPONSABILIDADE

Por falar em "não fazer loucuras financeiras", esta é uma postura do clube desde a busca pelo novo técnico em Portugal, que culminou na contratação de Paulo Sousa. As declarações públicas sobre a negociação por Andreas e o interesse por Cebolinha ilustram que o clube segue responsável com os gastos.

Outro ponto que exemplifica isso é o número de jogadores que deixaram a Gávea. Até o momento, o clube acertou a saída de 11 jogadores e, consequentemente, abriu espaço na folha salarial para a chegada de mais reforços para 2022.

Assim, de maneira saudável, o Flamengo está no mercado para qualificar ainda mais o elenco. Como o próprio Spindel disse em 2021 à CNN Portugal quando buscava um técnico, o sonho é vencer todas as competições, e, no segundo mês do ano, o clube continua trabalhando ativamente para que isso se torne realidade.