Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sampaoli identifica e expõe problema do Flamengo; veja os números do time na temporada

Na derrota para o Internacional, no Beira-Rio, técnico identifica a "falta de contundência" como o principal motivo para o resultado negativo na segunda rodada do Brasileirão

Ayrton Lucas em ação na partida entre Flamengo e Internacional, em Porto Alegre (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

"Futebol é contundência. Contundência nas áreas". Após a derrota para o Internacional, no Beira-Rio, Jorge Sampaoli identificou a conclusão das jogadas como o principal motivo para o Flamengo não ter vencido a partida pela segunda rodada do Brasileirão. O time, de fato, teve boas chances para marcar o segundo gol com o placar em 1 a 1, mas não as aproveitou. No fim, o adversário foi feliz.

- Teve muita possibilidade de fazer mais de um gol. Mas o futebol é contundência. Contundência nas áreas. E aí o time perdeu um jogo onde o desenvolvimento foi melhor, mas o final não - explicou.

No Beira-Rio, o Rubro-Negro teve 61,4% de posse de bola e terminou empatado com o Colorado em número de finalizações: 15 a 15. Contudo, o time de Jorge Sampaoli teve mais chutes certos (5 a 4), apesar da derrota. Apenas Gerson conseguiu marcar um gol para o Flamengo no duelo de domingo.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

Os artilheiros Gabigol e Pedro seguem entregando em 2023, com 10 e 17 gols respectivamente, mas o estrelado setor ofensivo não está funcionando coletivamente tão bem quanto é esperado. São 39 gols em 23 partidas na temporada. Ou seja, uma média de 1,69 gols marcados por partida.

Pedro e Gabigol em partida do Flamengo em 2023 (Foto: Paula Reis/CRF)

Na entrevista, Sampaoli também reforçou que a responsabilidade, muitas vezes, será dos jogadores, por mais que a cobrança seja direcionada aos treinadores após as vitórias ou derrotas no Brasil.

- Se o time tivesse convertido dentro das nove ou 10 chances no segundo tempo, estaríamos falando de outra coisa. Penso que hoje a contundência não está relacionada ao treinador, está relacionada aos jogadores. Futebol é dos jogadores. Eles que definem o jogo, que perdem e que ganham muitas vezes - avaliou o técnico após o duelo no Beira-Rio, em Porto Alegre, no domingo.

Devolver o volume ofensivo do time foi um dos desafios aceitos por Jorge Sampaoli, que iniciou seu trabalho há uma semana. Neste cenário, as partidas contra Ñublense e Inter já mostraram uma melhora em relação ao que vinha acontecendo sob comando de Vitor Pereira. Para a sequência da temporada, a missão do técnico argentino é fazer com que o ataque do Flamengo volte a ser letal.

O aproveitamento do Flamengo em finalizações nos principais torneios de 2023 (via Footstats):

Campeonato Brasileiro (2 jogos):

44,83% de acerto nas finalizações (13 de 29)

Libertadores (2 jogos):
37,04% de acerto nas finalizações (10 de 27)

Copa do Brasil (1 jogo):
30,77% de acerto nas finalizações (4 de 13)

Carioca (15 jogos):
42,13% de acerto nas finalizações (91 de 216)

Mundial de Clubes (3 jogos):
40% de acerto nas finalizações (8 de 20)