Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reunião nesta segunda-feira pode anular título de grande benemérito de Kleber Leite no Flamengo; entenda o caso

Conselho Deliberativo vai votar situação do ex-presidente do clube, que recebeu a honraria em novembro de 2020. Ao LANCE!, ele afirmou que sofre uma 'perseguição odiosa'<br>

Reprodução
Escrito por

Com o título de grande benemérito do Flamengo recebido em novembro do ano passado, Kleber Leite, ex-presidente do clube, pode passar pela cassação da honraria nesta segunda-feira. Uma reunião presencial do Conselho Deliberativo vai ser realizada na sede da Gávea, às 19h (de Brasília), para votar e decidir a situação.

+ Com 'fome de vitória', Renato resgata virtude do elenco para manter 100% de aproveitamento no Flamengo

Presidente do Flamengo de 1995 a 1998 e vice-presidente de futebol de 2005 a 2009, Kleber Leite recebeu a honraria há cerca de oito meses pelo Conselho de Grandes Beneméritos do Flamengo. Outros grandes beneméritos e associados, no entanto, demonstraram insatisfação com a escolha e entraram com um recurso contra a decisão. 

Um dos argumentos usados contra Kleber Leite é o episódio ocorrido em 2018, quando o Conselho Deliberativo do Flamengo suspendeu o ex-presidente por 10 meses do quadro associativo do clube. A decisão foi tomada por conta de improbidade administrativa referente ao empréstimo de R$ 6 milhões junto ao Consórcio Plaza em 1995, primeiro ano do mandato do dirigente, que resultou em uma dívida de R$ 61,5 milhões quitada pelo clube 22 anos depois, no início de 2017 (relembre o caso melhor aqui). A punição foi suspensa pela Justiça em seguida.

+ Kleber Leite, sobre possível cassação do título de grande benemérito do Flamengo: 'Perseguição odiosa'

Em entrevista ao LANCE! há duas semanas (clique aqui para ver na íntegra), Kleber Leite deu a sua versão sobre a situação atual e se defendeu das acusações. O ex-dirigente disse estar vivendo uma 'perseguição odiosa' e mostrou confiança na resolução do caso em forma favorável.

- Vamos lá para essa reunião, que já nasce indevida. Ela jamais poderia ser realizada, pois esse tema não é pertinente a ela. Se porventura eles insistirem nisso, da mesma forma que ocorreu antes, já que a causa é claríssima, o Judiciário corrigirá. Então a possibilidade deles conseguirem alcançar o objetivo deles, nesta perseguição odiosa, é zero. E haverá consequência disso, não ficará assim. O que eu venho sofrendo não é justo, chegou ao limite, e eu vou tomar, então, as devidas providências.

+ Fla na cola do G-4: veja a tabela completa do Campeonato Brasileiro

A reunião presencial com conselheiros iniciará às 19h desta segunda-feira, na Gávea, e ocorrerá com votação em cédulas de papel. A decisão será determinada por três quintos dos votantes presentes.