Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospectiva Flamengo 2018: Vitinho, o grande investimento

Comprado por cerca de R$ 44 milhões junto ao CSKA (RUS), atacante foi a maior negociação da história do Rubro-Negro, mas, em campo, rendimeto foi abaixo do esperado

Vitinho chegou ao Flamengo no meio da temporada (Gilvan de Souza / Flamengo)
Escrito por

Em julho, o Flamengo anunciou a contratação de Vitinho. O apelido é no diminutivo, mas o investimento foi no aumentativo: cerca de R$ 44 milhões, o maior da história do clube até aqui. O valor foi correspondente à expectativa criada pela torcida, não correspondida neste primeiro semestre no Rubro-Negro. Vindo do CSKA, da Rússia, o camisa 14 demorou a engrenar e, em alguns momentos, chegou a ser alvo de vaias dos torcedores.

Com a promessa de ser o substituto de Vinícius Júnior, que foi para o Real Madrid (ESP),Vitinho foi apresentado à torcida na partida diante do Sport, em um Maracanã lotado, e fez a estreia diante do Grêmio, na Arena do Grêmio, pela Copa do Brasil. Ao todo, foram 27 partidas e três gols – contra Internacional, Paraná e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.

Apesar do status com o qual chegou, o atacante não foi dono absoluto da posição. Sob o comando do técnico Maurício Barbieri, foi reservas algumas vezes e, contra o Atlético-MG, no Maracanã, chegou a atuar apenas 36 minutos, quando entrou no intervalo e foi substituído no decorrer do segundo tempo.

Na vitória por 3 a 0 contra o Corinthians, no Brasileiro, já sob o comando de Dorival Júnior, fez uma das melhores partidas e mostrou o quão útil poderia ser. Contra o São Paulo, porém, perdeu um gol dentro da área e desperdiçou a chance de garantir a vitória rubro-negra e conquistar mais três pontos em momento crucial da competição. O lance acabou sendo um dos mais marcantes do Flamengo no ano.

Cria da categoria de base do Botafogo, Vitinho tem contrato com o clube da Gávea até o fim de 2022.

SOBE E DESCE

Velocidade

Vitinho veio da Rússia e mostrou, mais próximo ao fim da temporada, que pode ser um jogador importante no Flamengo, com assistências e opção de velocidade pelas pontas, além das bolas paradas. Terá a pré-temporada junto ao restante do elenco para engrenar e fazer valer o investimento.

Faltas

Precisa aprimorar mais as cobranças de faltas. O rendimento neste quesito foi baixo. Sem Paquetá, se torna um dos nomes para ocupar tal posição e ser uma importante arma no time rubro-negro. Precisa ser um pouco mais incisivo na marcação, ajudando o sistema como um todo.