Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre duelos marcantes e recentes entre Athletico e Flamengo, que se enfrentam na Copa do Brasil

Nos últimos anos, os encontros foram marcados por provocações, fim de tabu e títulos nacionais; agora, as equipes duelam por uma vaga na final da Copa do Brasil

Jogadores do Flamengo rebatem provocação após vitória na Arena da Baixada (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Nos últimos anos, os encontros entre Athletico-PR e Flamengo foram marcados por provocações, fim de tabu e títulos. Na noite da próxima quarta-feira, às 21h30, as equipes serão postas, novamente, frente à frente na Arena da Baixa para disputar uma vaga na final da Copa do Brasil. Dessa forma, como os duelos têm agitado o cenário nacional, o LANCE! relembra partidas recentes e marcantes do confronto.

> Renato revela que Gabi passou mal no vestiário: 'Quase não entra em campo'

2013: final da Copa do Brasil

Um das primeiras partidas que esquentou essa rivalidade recente aconteceu na final da Copa do Brasil de 2013. No jogo de ida, empate por 1 a 1 no estádio Durival Britto, no Paraná, com gols de Marcelo Cirino pelo Furacão, e Amaral pelo Fla. 

Embora um empate sem gols garantisse o tricampeonato aos cariocas, o Flamengo venceu a partida por 2 a 0. Os gols foram de Elias e Hernane Brocador, que terminou aquela temporada com 36 marcados.

Ainda vale lembrar que o confronto foi emocionante, uma vez que o Fla só conseguiu furar a defesa athleticana após os 40 minutos da etapa final. O volante abriu o placar aos 41 e o artilheiro fechou a conta aos 49.

> Quem leva a Copa do Brasil? Veja a tabela e simule!

Elias comemora gol que abriu o placar na final da Copa do Brasil de 2013 (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

2019: Flamengo de Jorge Jesus eliminado e provocação

Coincidentemente, o primeiro jogo de Jorge Jesus à frente do Rubro-Negro Carioca foi contra o Athletico-PR na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil de 2019. Na ocasião, assim como em 2013, as equipes empataram no Paraná por 1 a 1. Entretanto, o resultado da volta foi diferente. 

No Maracanã, após novo empate por 1 a 1, o vencedor foi conhecido nos pênaltis. Como Vitinho isolou, e as cobranças de Diego e Everton Ribeiro pararam no goleiro Santos, o Fla foi superado pelo Furacão e caiu na fase quartas de final.

Depois de garantir vaga na semi, os jogadores do Athletico provocaram o Flamengo. No gramado, eles fizeram o gesto característico das comemorações dos gols de Gabi e, também, colocaram a mão sobre o nariz, o que foi uma alusão ao "cheirinho". Mais tarde, a equipe paranaense sagrou-se campeã da competição.

Na época, Bruno Guimarães, que hoje está no Lyon, explicou que Gabigol havia dito, na Arena da Baixada, que a partida da volta, no Maracanã, seria fácil. O meia classificou a brincadeira athleticana como "sadia". Léo Pereira, que estava no Athletico e hoje defende o Flamengo, ressaltou que a fala não agradou aos jogadores do Furacão.

Jogadores do Athletico fazem o sinal do "cheirinho" (Foto: Reprodução / TV Globo)

2019: fim do jejum e resposta

No mesmo ano, as equipes voltaram a se encontrar, dessa vez, pelo Campeonato Brasileiro. Neste ponto da temporada, vale lembrar, o Flamengo de Jorge Jesus estava consolidado como uma das potências do futebol nacional e deu o troco.

Com dois gols de Bruno Henrique, o Flamengo venceu o confronto e, então, manteve os oitos pontos de distância para o Palmeiras, vice-líder da época. O resultado também pôs fim a um longo tabu. O Fla não derrotava o Athletico no Paraná pelo Brasileirão desde 1974. Na oportunidade, Zico e Paulinho garantiram o resultado positivo no Couto Pereira, estádio do Coritiba. 

Além disso, contabilizadas todas as competições, a última vitória do Flamengo sobre o Athletico no Paraná, até então, havia acontecido em 2011, pela Copa Sul-Americana. Ronaldinho Gaúcho marcou o único gol do confronto que deu, inclusive, a primeira vitória aos cariocas na Arena da Baixada.

Assim, os jogadores do Flamengo não perderam a chance e devolveram a provocação ao Athletico. Eles fizeram justamente o gesto característico de Gabigol no gramado do estádio após o apito final (como pode ser visto na foto de capa desta matéria). Entretanto, o atacante estava com a Seleção Brasileira em Singapura e não participou da brincadeira. Mais tarde, o Flamengo sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro.

Flamengo conquistou a Supercopa em 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

2020: mais um título

Como o Flamengo conquistou o Brasileirão e o Athletico a Copa do Brasil, as equipes fizeram a final da Supercopa do Brasil. Com gols de Gabi, Bruno Henrique e Arrascaeta, o Rubro-Negro Carioca bateu o Furacão por 3 a 0 no estádio Mané Garrincha e faturou mais uma taça.

Novamente, os jogadores do Flamengo, ainda no gramado, fizeram o gesto da comemoração de Gabigol em direção à arquibancada para devolver a provocação feita na Copa do Brasil de 2019.

Em tempo: o confronto desta quarta-feira será válido pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil e terá transmissão em tempo real do LANCE!.