Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reage? Veja os Estaduais do Fla em anos de títulos nacionais

À exceção do ano do título do Carioca e do Brasileiro de 2009, Rubro-Negro viu sonho regional ser frustrado por rivais nas outras edições

Flamengo 1980 (Foto: Almir Veiga)
Escrito por

A responsabilidade de rebater os rivais do Rio de Janeiro com uma conquista nacional não é inédita na história do Flamengo. Em anos nos quais faturou o Brasileirão, o Rubro-Negro teve de lidar com frustrações no Campeonato Carioca antes de gritar "é campeão" por último, e em grande estilo.

O LANCE! lembra o desempenho do Flamengo nos Estaduais que tiveram seus respectivos desfechos antes de competições nacionais.


1987 - VICE PARA O VASCO NO CARIOCA, E TÍTULO NA COPA UNIÃO

O Flamengo chegou a ter um bom desempenho no Campeonato Carioca, a ponto de se classificar para o triangular final, ao lado de Vasco e Bangu. Porém, na partida final, a equipe viu o Cruz-Maltino levar a melhor, com a vitória por 1 a 0. Veio a Copa União e, com uma equipe mesclada entre remanescentes do início da década e jovens como Zinho e Bebeto, o Rubro-Negro faturou o título na final contra o Internacional.

1990 - LONGE DA FINAL DO CARIOCA, E INÉDITA COPA DO BRASIL

Com desempenho aquém do esperado, o Flamengo passou ao largo da disputa por título dos dois turnos e de tentar fazer a melhor campanha, e viu o Botafogo ser bicampeão carioca. Porém, meses depois, o clube da Gávea levava pela primeira vez a Copa do Brasil, ao superar o Goiás.

2006 - ESTADUAL PARA ESQUECER, E COPA DO BRASIL INESQUECÍVEL

Vindo de um ano decepcionante, o Flamengo pareceu seguir uma toada ainda pior a julgar pelo Campeonato Carioca de 2006: com apenas duas vitórias, a equipe esteve à beira do rebaixamento, e se safou tendo campanha superior apenas à Portuguesa. Porém, a redenção veio na Copa do Brasil: a equipe foi desbancando seus adversários até encarar o Vasco, na final. E veio um título sobre o maior rival, desta vez em nível nacional, com direito a duas vitórias.

2009 - MENGÃO TEM TÍTULO EM DOSE DUPLA

O ano de 2009 foi um raro momento de alegria para a torcida do Flamengo em todo ano. No Campeonato Carioca, a equipe precisou de dois empates em 2 a 2 e uma vitória por 4 a 2 nos pênaltis para conseguir o tricampeonato sobre o Botafogo. E, após um início desacreditado no Campeonato Brasileiro, aos pouquinhos foi conseguindo chegar às primeiras colocações para faturar seu sexto título.

2013 - CARIOCA FRUSTRANTE, E REAÇÃO NA COPA DO BRASIL

A frustração no Estadual aconteceu novamente em 2013: além de cair na semifinal da Taça Guanabara para o Botafogo na Taça Guanabara, a equipe sequer obteve a classificação para as semifinais da Taça Rio, e viu o Glorioso sagrar-se campeão carioca. No entanto, o poder de reação do Rubro-Negro falou mais alto na Copa do Brasil, ao deixar para trás o favoritismo do Cruzeiro e, em uma ótima arrancada, só acabar a competição com o título nas mãos, após superar o Atlético-PR.

O calendário do futebol brasileiro, porém, não trouxe sempre o Estadual antes das competições nacionais. O LANCE! relembra também como o Fla se saiu após contar com o troféu do Brasileirão em suas mãos. 

1980 - APÓS INÉDITO BRASILEIRO, FLA PARA EM ZEBRA NO RIO 

Vindo do "tri estadual em dois anos", a equipe de Zico, Júnior, Andrade, Adílio, Nunes & Cia. elevou o Flamengo ao topo do país, ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 2 diante de um Maracanã cercado de euforia. O otimismo pelo tetra no Carioca, no entanto, parou em uma zebra: nas últimas rodadas, a equipe foi derrotada por 1 a 0 para o modesto Serrano, e viu o Vasco ser credenciado para disputar a final com o Fluminense. Os tricolores levaram a melhor na decisão.

1982 - O IMBATÍVEL NO PAÍS E NO MUNDO ESBARRA NO VASCO

As conquistas da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes de 1981 trouxeram como extensão outro título: após dois empates dramáticos, o Flamengo levou seu segundo brasileiro em 1982 ao vencer o Grêmio por 1 a 0, com gol de Nunes.  O Campeonato Carioca começou de maneira promissora, com o título da Taça Guanabara, que credenciou o clube para a disputa de um triangular com América e Vasco. O Cruz-Maltino, que tinha trocado cinco titulares às vésperas da decisão, frustrou o sonho do maior rival, com a vitória por 1 a 0.

1983 - NOVO TÍTULO BRASILEIRO, NOVA FRUSTRAÇÃO NA FINAL CARIOCA

O ano do Flamengo começou com conquista nacional novamente no ano seguinte. O Santos de Serginho Chulapa chegou a abrir uma vantagem de 2 a 1 no primeiro jogo mas, após ela se esvair em segundos, o Rubro-Negro deu volta olímpica com triunfo por 3 a 0. Só que o filme da temporada se repetiu: classificação para o triangular final, desta vez contra Fluminense e Bangu, e o Fla viu o sonho do Estadual se esvair com a derrota por 1 a 0. 

1992 - MELHOR DO PAÍS EM DECISÃO NACIONAL, FLA DECEPCIONA NO ESTADUAL

Após um breve período com os estaduais abrindo a temporada, o ano de 1992 foi um dos quais o Brasileirão deu as caras primeiro. E, por coincidência, uma final regional deu ao Flamengo seu novo título: liderada por Júnior, a equipe de nomes como Gilmar, Rogério, Nélio, Piá e Gaúcho desbancou o favorito Botafogo, com uma vitória por 3 a 0 e um empate em 2 a 2. Veio o Campeonato Carioca, no qual a principal ausência foi o Maracanã (fechado para obras devido à queda de uma parte da arquibancada no segundo jogo), e o apetite rubro-negro foi bem abaixo do Vasco, que fez uma campanha irretocável e faturou os dois turnos de forma invicta.