Avatar
Lance!
Enviado especial a Doha (QAT)
Dia 16/12/2019
13:12
Atualizado em 16/12/2019
16:44
Compartilhar

Ao lado de Jorge Jesus, Rafinha foi ao Estádio Internacional Khalifa e o representante do elenco na protocolar entrevista coletiva de véspera do jogo. O lateral-direito é o único do grupo do Flamengo que já foi campeão do mundo como titular - pelo Bayern de Munique, em 2013. 

> Confira a tabela do Mundial de Clubes

O defensor fez questão de externar o seu ponto de vista: não há desprezo por parte dos europeus nesta competição. 

- Todas as equipes vêm para vencer, até porque, a pressão se não ganhar é enorme. Falam que o Europeu não liga para o Mundial, mas não é isso. Ligam, mas lá os principais campeonatos estão em andamento e o mais importante é a liga local. Não tem desprezo ou pouco caso do Mundial, não.

Rafinha não escondeu que a sensação de poder conquistar o mundo, desta vez pelo Flamengo, o faz se sentir como um iniciante no futebol. 

- É um título muito grande. Sabemos que é o máximo para clubes no mundo e representa muito também na América do Sul. Venci em 2013 pelo Bayern de Munique, europeu, e esperamos fazer um grande jogo para disputar a final. É um título com um valor muito grande. O Flamengo foi campeão em 81 e seria um presente muito grande coroar essa temporada com esse título.

- É gratificante disputar essa competição de novo. Tenho alguns títulos grandes na carreira e jogar o Mundial pelo Flamengo é um prazer enorme. É como se fosse a primeira vez - completou o camisa 13. 

Por fim, Rafinha, quando questionado sobre as lições que os brasileiros eliminados, Internacional e Atlético-MG, deixaram, respondeu o seguinte:

- Estamos vacinados sobre esse assunto. Nosso pensamento está no Al Hilal. Se o torcedor ou algum veículo simula a final com o Liverpool, é o que todo mundo quer. Muitos brasileiros ficaram pelo caminho e não podemos repetir os erros. Se passarmos, pensamos na final.

CONHECIMENTO DO GRAMADO

Uma parte do grupo do Flamengo esteve no gramado do estádio, que será palco das semifinais e final do Mundial. O procedimento faz parte do protocolo da Fifa, mas não obriga que todos os jogadores do elenco estejam no local.

A partida entre Flamengo e Al Hilal será realizada às 14h30 (de Brasília; 20h30 no horário local), pelas semifinais. A equipe de Jesus, que treinou mais cedo no Estádio Abdullah bin Khalifa, irá com força máxima.

Siga o Lance! no Google News