Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Agora vale o título: veja o que mudou no Flamengo desde o confronto contra o Inter no primeiro turno

Quatro meses depois do 2 a 2 no Beira-Rio, equipes se enfrentam no próximo domingo, no Maracanã, em duelo que vale a liderança do Brasileirão

Everton Ribeiro foi o autor do gol de empate no Beira-Rio (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Neste domingo, Flamengo e Inter voltam a se enfrentar 119 dias depois do empate por 2 a 2, no Beira-Rio, pela 18ª rodada. De lá para cá, muita coisa aconteceu, vários personagens mudaram, mas os clubes seguem fortes na briga pelo título do Brasileirão e farão duelo com ares de decisão no Maracanã.

+ Flamengo se aproxima do 20º reforço na gestão Landim; relembre a lista!

Quando o Flamengo visitou o Inter naquele dia 25 de outubro, a situação na tabela era parecida com a atual. O Colorado era líder da competição e seguido de perto pelo Rubro-Negro, que tinha os mesmos 34 pontos. Os gaúchos, no entanto, levavam vantagem no saldo de gols (15 a 11).

No confronto direto, o clube carioca tinha chance de assumir a liderança, mas saiu "satisfeito" com o empate em 2 a 2, após Everton Ribeiro marcar já no apagar das luzes. Antes, Abel Hernández e Thiago Galhardo haviam marcado para o Inter, e Pedro foi o autor do primeiro gol rubro-negro - relembre os detalhes da partida no link abaixo.

+ Que jogo! Flamengo empata aos 49' do segundo tempo e não deixa o Inter se isolar na liderança

Além de evitar que o Inter abrisse vantagem na liderança, o empate ampliou a invencibilidade que o Flamengo defendia na época. Sob o comando de Domènec Torrent, o Rubro-Negro não perdia há 11 partidas e recebeu elogios pelo segundo tempo dominante no Beira-Rio.

No entanto, apenas duas semanas depois, o catalão já não era mais técnico do clube. Com as goleadas sofridas para São Paulo e Atlético-MG, Dome não resistiu às críticas pela fragilidade defensiva da equipe e acabou demitido. Para o lugar, a diretoria foi atrás de Rogério Ceni, que estava no Fortaleza, e assumiu o Flamengo em 10 de novembro.

TROCA DE TREINADOR E DE ESTILO DE JOGO

Com Rogério Ceni no comando, o Flamengo deixou de lado o jogo de posição - e de paciência - característico da equipe de Domènec. O 4-2-3-1 usado pelo catalão deu lugar a um 4-4-2, que se aproximou ao que era feito por Jorge Jesus: um jogo mais direto e com liberdade de troca de posições na parte ofensiva, mas sem perder o gosto pela posse de bola.

O início da passagem de Ceni, no entanto, foi marcado por momentos complicados, como as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores. Com campanha irregular e vivendo sob pressão constante, o treinador conseguiu elevar a produção da equipe recentemente com soluções táticas importantes - entre elas, a opção por escalar Arão como zagueiro e a entrada de Diego Ribas como titular.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

Pedro foi titular no Beira-Rio (Foto: Raul Pereira/Fotoarena/Lancepress!)

CINCO ALTERAÇÕES NO TIME

Não foi só no comando e no modelo de jogo que o Flamengo sofreu mudanças. Seja por lesões, boa ou má fase de atletas, a equipe deve entrar em campo neste domingo com seis peças diferentes em relação à partida no Beira-Rio. Vale lembrar que, na ocasião, Dome tinha desfalques importantes: Diego Alves, Rodrigo Caio, Diego Ribas, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Desses, apenas o goleiro segue fora. Os outros cinco estão à disposição de Ceni e devem iniciar a partida decisiva de domingo. Titulares no primeiro turno, Natan, Vitinho, Pedro serão opções no banco, enquanto Thiago Maia e Willian Arão serão baixas por lesões.

Inter x Flamengo (25/10) - Hugo Souza; Isla, Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Vitinho; Pedro.

Flamengo x Inter (21/02)* - Hugo Souza; Isla, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego Ribas, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

* provável escalação para a partida

INTER TAMBÉM COM MUDANÇAS

Assim como o Flamengo, o Internacional trocou de técnico duas semanas após o 2 a 2 do primeiro turno. Eduardo Coudet aceitou uma proposta do Celta de Vigo, e Abel Braga foi o escolhido para assumir a equipe gaúcha. Após um péssimo início, o experiente treinador conseguiu dar a volta por cima e emplacou uma impressionante série de vitórias no Brasileirão.

O 4-1-3-2 de Coudet deu lugar ao 4-1-4-1 de Abel, com um estilo de jogo focado nos contra-ataques e menos questão de manter a posse da bola. Apesar das mudanças, a equipe segue se destacando pela proteção à área e pela eficiência ao concluir as chances criadas.

No time titular também houve mudanças. Heitor, Zé Gabriel, Uendel, Lindoso, Marcos Guilherme e Abel Hernández perderam espaço. Por outro lado, Rodinei, Lucas Ribeiro, Moisés, Praxedes, Caio Vidal e Yuri Alberto viraram titulares e devem encarar o Flamengo. Em função de uma lesão recente, Thiago Galhardo também se tornou opção para o segundo tempo.

Inter x Flamengo (25/10/2020) - Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Zé Gabriel e Uendel; Lindoso, Marcos Guilherme, Edenílson e Patrick; Thiago Galhardo e Abel Hernández.

Flamengo x Inter (21/02)* - Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Zé Gabriel e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenílson, Praxedes, Caio Vidal e Patrick; Yuri Alberto

* provável escalação para a partida